Saneaqua realiza a limpeza preventiva de 26 km das redes de esgoto de janeiro a novembro em Mairinque

Aproximadamente vinte bairros de Mairinque tiveram a limpeza da rede de esgoto para evitar extravasamentos e obstruções. Descarte incorreto de lixo é o maior causador das intercorrências

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, realizou, no período de janeiro a novembro de 2021 a limpeza preventiva de 26,7 quilômetros das redes de esgoto do município em cerca de vinte bairros.

O cronograma de limpeza das redes ocorre periodicamente e busca retirar das tubulações resíduos sólidos descartados indevidamente, como restos de construção civil (madeira, plástico, papelão), descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes). Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

Os bairros em que foram realizados os trabalhos de limpeza preventiva foram Centro, Vila Sorocabana, Cecap, Residencial Park, Nova Mairinque, Nova Esperança, São José, Lagoinhas, Jardim Vitória, Granada, Marmeleiro, Barreto, Jardim Brasília, Recanto dos Eucaliptos, Jardim Flora, Jardim Cruzeiro, Reneville, Trocadeiro, Nova Esperança e Residencial Castanheiras.

O serviço de limpeza preventiva também evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais.

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes na cidade. Somente no mês de novembro, 800 metros de redes coletoras de esgoto foram limpas.

Vale ressaltar que neste ano a Saneaqua registrou 163 ordens de serviço para desobstrução de redes, enquanto no mesmo período em 2020 foram 198.

Dentre as técnicas utilizadas pela equipe estão o uso de caminhão Hidrojato, com sucção de resíduos, e mangueira de jateamento de água de alta pressão.

“Além de identificar possíveis problemas nas tubulações e evitar ocorrências operacionais mais graves, a limpeza e manutenção preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade”, informa Bruno Gravatá, gerente operacional da BRK em Mairinque.

LIXO NA REDE DE ESGOTO

Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte irregular de lixo nas redes.

A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido, e um dos maiores desafios enfrentados pela Saneaqua em Mairinque é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais.

“A tubulação da água de chuva deve ser direcionada diretamente nas galerias de águas pluviais e nunca ligada na rede de esgoto. Desse modo, é possível ampliar a vida útil das instalações, por manter os sistemas de esgotamento sanitário sempre desobstruídos e com as condições ideais de funcionamento”, reforça Gravatá.

Com relação ao óleo de cozinha, resíduo que causa muitos entupimentos da rede quando descartado indevidamente, a concessionária participa no município, em parceria com a Prefeitura e apoio da Cargill do Programa Meio Ambiente Nas Escolas (PMANE) realizado pelos Institutos Auá – Empreendedorismo Ambiental e Preserva Recicla – Reciclagem de óleo vegetal.

O Programa conta com pontos de coleta instalados em escolas municipais e estaduais. A listagem completa de pontos de coleta do óleo usado está disponível no site Meio Ambiente nas Escolas. Clique aqui. 

ATENDIMENTO 24 HORAS

A Saneaqua mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta 24 horas por dia e todos os dias da semana para casos de solicitação de emergências. Além disso, as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos são realizadas rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações, a concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:

– Call-center: 0800-771-0001;

– Site: www.saneaqua.com.br

– E-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br

– Página da Saneaqua no Facebook facebook.com/saneaqua

Vander Luiz

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *