Saneaqua alerta para o baixo volume do manancial Fiscal, braço da Represa Itupararanga e principal fonte de captação de Mairinque

Situação é critica com o nível do manancial do Fiscal em 0,80 cm inferior ao mínimo necessário para operação que é de 2,20 m

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da cidade, alerta que o manancial Fiscal, braço da represa de Itupararanga e principal fonte de captação da cidade de Mairinque, atingiu o menor nível de 2021, com vazão reduzida em aproximadamente 40 l/s, sendo que o normal seria de 60 l/s, ou seja, uma redução de 33%.

O nível atual de 0,80 m é inferior ao mínimo necessário para operação (2,20 m) e considerado crítico pela concessionária. Diante do cenário, a captação de água na represa só é possível devido a instalação de uma bomba suplementar que permite captar a água nesse nível, muito abaixo do canal de entrada do poço de sucção da estação elevatória de água bruta.

A represa do Carvalhal segue com o nível de atenção, em 1,65 m, o mínimo para operação é 1,70 m. Os 19 poços que complementam o sistema de abastecimento da cidade se encontram em estado normal até o momento.

É importante ressaltar que na primeira quinzena de dezembro, de acordo com os índices pluviométricos, acompanhados rotineiramente pela Saneaqua e que têm impacto direto nos níveis das represas, o volume de chuvas no manancial Fiscal ficou em 21,4 mm. No Carvalhal foi de 15,8 mm.

Já em 2020, nesse mesmo período, o volume ficou em 74,8mm no Fiscal e 88,6mm no Carvalhal. Somando o volume de chuvas da primeira quinzena de dezembro nas duas represas, Mairinque teve uma queda de 77,23% no índice de chuvas no período. Diante do cenário, a Saneaqua reforça a importância do uso racional da água.

“Mudanças simples de hábitos são fundamentais nesse momento e podem evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo. É preciso unir esforços e a participação da comunidade nesse contexto é fundamental”, reforça Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua.

A Saneaqua disponibiliza dicas e informações sobre o tema na página da campanha Jogando junto pela água, em https://jogandojuntopelaagua.com.br/.

Neste endereço eletrônico, a empresa reúne todas as informações relacionadas a estiagem, como dados atualizados dos mananciais de captação, índices pluviométricos e um detalhamento das ações da concessionária no município.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001.

A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook. Clique aqui.

O atendimento também pode ser feito pelo e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br

Em Mairinque o índice de chuva caiu 77,23% em comparação ao ano passado

 

Vander Luiz

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *