DESTAQUE NOTÍCIAS

Imagem de São Jorge é recuperada em Itaquaquecetuba após ligação anônima à Guarda Municipal de São Roque

Imagem de São Jorge localizada pela Guarda Municipal de São Roque com o apoio da GMC de Itaquaquecetuba 

A imagem de São Jorge furtada na madrugada de segunda-feira do obelisco dos 50 anos da Romaria dos Cavaleiros de São Jorge à Pirapora foi recuperada nesta terça-feira (6), em Itaquaquecetuba (Grande São Paulo a cerca de 100 km de São Roque) após ligação anonima à Guarda Municipal de São Roque.

A pessoa informou que a imagem de bronze estava sob uma caixa de plástico em uma mata junto à estrada no Bairro Josely e que estava entranto em contato por ser devota do santo.

A Guarda Municipal confirmou pelo GPS a localização, mas o celular em que foi feito o contato não atendeu mais as chamadas realizadas na sequência.

Imediatamente foi feito contato com a Guarda Municipal de Itaquaquecetuba que foi ao local e encontrou a imagem em bom estado, apenas apresentando sinais que teria sido exposta ao fogo para ser derretida.

Reconduzida a São Roque na noite de terça-feira ficou na sede da Guarda Municipal (estação ferroviária) e depois foi encaminhada à Delegacia de Polícia. Os representantes da Sociedade Civil dos Cavaleiros de São Jorge providenciam junto à Polícia Civil os termos para a liberação.

“Com auxílio da Guarda Municipal de Itaquaquecetuba encontramos a imagem de São Jorge em um terreno. Assim que nos confirmaram a informação partimos para buscar a imagem”, explicou o subcomandante Freitas, agente que atendeu a ligação anônima.

Após passar por reparos, a imagem deverá retornar em breve ao cruzamento das avenidas John Kennedy e Tiradentes (próximo ao Largo dos Mendes) onde estava desde 30 de abril de 1979.

Prefeito Guto Issa com guardas municipais, Tuquinha (presidente da Romaria de São Jorge) e o diretor Napoleão Donizeti

Na manhã desta quarta-feira (7), o prefeito Guto Issa esteve na Guarda Municipal na companhia do presidente da Romaria dos Cavaleiros de São Jorge, Marcos César Henrique da Costa (Tuquinha), primeiro-secretário, Napoleão Donizeti da Silva, e do segund0-secretário Guilherme Diniz.

“O trabalho da Guarda Municipal nos enche de orgulho. É um ótima notícia para a cidade a recuperação da imagem de São Jorge que faz parte da história de São Roque. Agradeço de coração a dedicação e o compromisso da Guarda Municipal com o nosso povo”, declarou o prefeito Guto Issa.

Napoleão Donizeti da Silva adiantou que medidas de segurança serão tomadas como a instalação de câmeras e a possibilidade da imagem ficar protegida em um vidro blindado.

O prefeito de Itaquaquecetuba, Delegado Eduardo Boigues, comentou no Facebook a recuperação da imagem.

“Nossa GCM conseguiu recuperar a estátua de São Jorge roubada em São Roque, a mais de 100 km da nossa cidade. Um objeto com grande valor religioso e cultural que foi encontrado no Jardim Josely graças à denúncia da população.”

“Agora, será devolvido a São Roque, onde estava há 42 anos. Parabéns à Força Azul por mais uma operação bem-sucedida. Em Itaquá é assim: estamos sempre dispostos a colaborar com as outras cidades”, destacou.

Prefeito Delegado Eduardo Boigues postou no Facebook: “Estamos sempre dispostos a colaborar com as outras cidades”
Guardas municipais, prefeito Guto Issa e diretores da Romaria dos Cavaleiros de São Jorge

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS