Ronaldo Alves assume a presidência do Conseg de São Roque
O Conseg de São Roque (Conselho Comunitário de Segurança) empossou nova diretoria para o biênio 2017/19 na noite de terça-feira (9), na Câmara Municipal de São Roque.
Assumiu a presidência o cartorário Ronaldo Alves que nos últimos dois anos foi o vice do presidente Roque Tadeu Dias. Pelos trabalhos prestados, o comandante da Polícia Militar em São Roque, capitão Ricardo Ceoloni, disse que vai propor que Tadeu seja homenageado pela corporação com a medalha de honra ao mérito.
A nova diretoria é composta por João do Gabata (vice), Luís Durães (primeiro secretário), Elisabete Martins (segunda secretária) e Sebastião do Saboó (diretor social de Assuntos Comunitários).
Ronaldo destacou que o Conseg tem obtido resultados positivos porque nas reuniões mensais ocorre uma “conversa olho no olho entre a população e os representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Prefeitura”.
O Conseg reúne-se mensalmente na segunda terça-feira do mês normalmente na Câmara Municipal de São Roque. No entanto, o encontro pode ocorrer em outros locais. Por exemplo, em junho será em São João Novo.
Ronaldo anunciou que a partir de agora também será realizada mensalmente um encontro interno para que a diretoria se reúna a cada 15 dias para que os temas em discussão ganhem mais agilidade.
Na primeira reunião como presidente, que ocorreu logo a posse, Ronaldo questionou o representante da Prefeitura de São Roque, o assessor de imprensa Emir Bechir, pelo fato do Conseg não ter sido convocado para um encontro do prefeito Claudio Góes com moradores de São João Novo para discutir a questão de segurança no distrito.
Emir justificou que a falha ocorreu por ser uma reunião de emergência e até mesmo por “inexperiência da administração”.
POLÍCIAS MILITAR E CIVIL
O comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de São Roque, capitão Ricardo Ceoloni, destacou que o Conseg incentiva a participação da comunidade nos problemas da cidade.
“O Conseg é um grande apoio, principalmente na conscientização da comunidade. O Conselho de Segurança de São Roque sempre foi muito ativo, principalmente em questões de seguranças que eram polêmicas e ajudou a juntar órgãos para se resolver problemas. Muitas vezes o problema não é resolvido somente pela Polícia Civil, pela Polícia Militar. É necessária uma junção de esforços para que a gente chegue ao objetivo mais adequado para a solução daquele problema.”
O delegado titular de São Roque, Marcelo Sampaio Ponte, destacou que o Conseg é “um importante instrumento de interligação da sociedade com a polícia com as reclamações, as criticas e as sugestões também podem ser dadas diretamente a nós aqui’.
“Uma coisa que o Coseng pode e nós não podemos – eu e o capitão Ceoloni – é um contato direto com a Secretaria da Segurança. O presidente do Conseg pode ter audiência com o secretario de Segurança. Então, alguns pleitos podem ir direto ao secretário, o que facilita a vida de todos.
NOVA DIRETORIA:
SESSÃO DE POSSE: