GALERIA

Câmara de São Roque. O legislativo é o palco da democracia

Na Câmara Municipal de São Roque já acompanhei várias manifestações populares. Aqui trago o registro de uma delas em meados dos anos 90 quando trabalhava na Rádio Universal de São Roque e no Jornal O Carambeí.

Publiquei essa foto há algum tempo no Facebook. O comentário enviado pelo empresário Vinicio César Pensa (que aparece na foto) relata com propriedade a pressão popular que fez valer a vontade da maioria.

O posicionamento do vereador Alfredo Estrada era decisivo, tanto que ele aparece sendo cumprimentado pelo vereador Zé da Sabesp (José Corrêa Leite) após o seu voto com os manifestantes comemorando no limitado espaço que havia para os populares no antigo prédio da Câmara Municipal de São Roque na rua Padre Marçal.

Vereadores Alfredo Estrada e Zé da Sabesp, Vanderlei Luiz e Vinício César Pensa
No sentido horário. Vanderluiz e Vinício César Pensa; pressão popular na Câmara; cartaz de protesto, Alfredo Estrada cumprimentado por Zé da Sabesp

COMENTÁRIO DE VINICIO CESAR PENSA 

“O prefeito nessa ocasião era o Wagner Nunes e tinha feito um esforço para alterar uma lei que desde a época do prefeito Henrique Arnóbio não permitia que do Alto da Serra até o Taboão pudesse construir defronte para a Rodovia Raposo Tavares. A mudança era para beneficiar a empresa de ônibus Litoral Paulista que queria porque queria construir sua garagem na Rodovia Raposo Tavares ao lado da entrada do Restaurante Stefano.

O projeto de lei do executivo já havia sido aprovado em primeiro turno e tinha tudo para ser aprovado em segundo turno. Se aprovado teríamos toda a nossa entrada pela Raposo Tavares deteriorada como ocorreu com as cidades vizinhas de Cotia, Vargem Grande Paulista, Itapevi, Carapicuíba, Jandira, etc…

Foi aí que nós,  membros do Condema (Conselho de Defesa do Meio Ambiente), começamos a mobilizar para demover os vereadores do propósito, inclusive fiz uma carta para cada vereador explicando os danos que poderia causar a mudança do Plano Diretor para atender uma única empresa.

Junto com a opinião pública comparecemos na Câmara Municipal para pressionar os vereadores a votarem contra o projeto do prefeito e depois de toda essa pressão o projeto foi retirado de votação e arquivado.

A foto mostra o jubilo de todos nós pela vitória, acrescente-se que ainda aparece na foto o dr. Lélio de Góes (de terno) e o José Henrique Campos de Oliveira filmando o evento”.

Comentário de Vinicio César Pensa
Comentário de Vinicio César Pensa postado no Facebook
Opinião
Vinicio lembra que pressão da opinião pública fez o projeto ser arquivado

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *