NOTÍCIAS

No Dia Mundial do Saneamento para Todos, Saneaqua destaca avanços no saneamento em Mairinque

Em Mairinque, o indicador de perdas é menor do que a média nacional.  Em 2010, no início da  concessão da Saneaqua o índice era de 56% e foi reduzido para 27,3% (média de 2021)

Neste sábado, dia 19 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Saneamento para Todos – data criada em 2013, pela Assembleia Geral das Nações Unidas em defesa dos direitos do indivíduo ao acesso ao saneamento básico. A data é importante para promover a discussão sobre o tema, além de estimular que as entidades civis e governamentais pensem em ações para garantir o acesso universal a esse serviço.

Segundo o Ranking do Saneamento 2022, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2020, 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto. Além disso, somente 50% do volume de efluentes gerados são tratados, o que significa que mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.

A ausência de acesso à água tratada também é um problema e atinge quase 35 milhões de pessoas no Brasil. Além disso, dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil mostram que a média nacional do índice de perdas é de 40,1% e que 7,5 mil piscinas olímpicas de água potável são perdidas todos os dias.

Em Mairinque o indicador de perdas é menor do que a média nacional. No início da concessão, em 2010, o índice de perdas de água na cidade era de 56%. Com investimentos na modernização de redes, trabalho intenso de mapeamento de áreas mais sensíveis e um corpo técnico que aplica tecnologia para identificar esses vazamentos, a concessionária conseguiu reduzir o índice de perdas para 27,3% (média de 2021).

Ao todo, as ações realizadas permitiram a economia de aproximadamente 40 milhões de litros de água em 2021, o que significa uma redução de aproximadamente 110 mil litros de água por dia que deixaram de ser perdidos na cidade.

Além disso, atualmente, 100% da área de cobertura do contrato de concessão recebe água tratada e de qualidade, e são produzidos diariamente mais de 10 milhões de litros de água para atender a população. Com relação à qualidade da água, mais de 61 mil análises laboratoriais foram realizadas desde o mês de janeiro, em 61 pontos de coleta espalhados pelo município.

“O acesso ao saneamento básico é de extrema importância para a população, já que contribui para a redução de doenças hídricas e impacta positivamente na educação. Além disso, promove a preservação do meio ambiente, preservando os rios e mananciais dos municípios. Por isso, a BRK tem como seu propósito transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico”, destaca Daniel Makino, gerente de apoio operacional da Saneaqua.

DIA MUNDIAL DO BANHEIRO

O Dia Mundial do Banheiro também é comemorado no dia 19 de novembro, e foi uma data criada pelo World Toilet Organization, em 2001. O dia também tem o objetivo de reforçar as pautas de direito do acesso ao esgotamento sanitário e promover a consciência dos governos, entidades públicas e privadas, e da população.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *