Morre Wlamir Marques, uma lenda do basquete mundial. O são-roquense Zizi acompanhou o menino de São Vicente no início da carreira

Aos 87 anos, nesta terça-feira (18), faleceu Wlamir Marques, um dos principais nomes do basquete, que fez parte de uma geração de ouro que conquistou para o Brasil dois títulos mundiais (1959/Chile e 1963/Rio de Janeiro). Além dos títulos e medalhas olímpicas, entrou para o Hall da Fama da FIBA (2023).
Algumas horas após o falecimento do “Diabo Loiro”, recebi a ligação do amigo José de Abreu (Zizi), 95 anos, um apaixonado pelo esporte e um dos fundadores do Grêmio União Sanroquense (28 de agosto de 1945).
Zizi mandou uma foto em que aparece ao lado do jovem Wlamir Marques, com quem teve a oportunidade de conviver na década de 1950. Formado em Educação Física, Zizi fazia parte de uma comissão que levou um time de basquete para jogar, provavelmente, na cidade de Pompeia (SP). Algumas informações se perdem no tempo, mas não dá para esquecer o talento de Wlamir no esporte. Diante de tanta habilidade, Zizi o convidou para integrar a equipe de atletismo do DEF (Departamento de Educação Física), comandado pelo Major Sylvio de Magalhães Padilha, um dos principais nomes do país no então chamado esporte amador.
Além de jogar em várias posições no basquete, Wlamir chegou a ganhar medalha no salto em altura e também se destacou no arremesso de peso. Em uma passagem pelo Rio de Janeiro – pode ter sido no bicampeonato mundial de 1963 –, Wlamir chegou a ser convidado pelo Flamengo para treinar como goleiro, lembra Zizi.
Eu também tenho uma lembrança de Wlamir Marques. Em 1983, quando tinha 16 anos, fiz o curso de radialista na Faculdade Anhembi Morumbi (Vila Olímpia/SP). Era um tempo em que se exigia registro profissional para falar em rádio. Vários repórteres e comentaristas, que já trabalhavam em emissoras, até mesmo de São Paulo, faziam parte da turma. Na última fila, talvez para não tirar a visão de ninguém, sentava-se Wlamir Marques, que se tornaria comentarista esportivo e trabalhou na Rede Globo, Rede Manchete e, principalmente, na ESPN.