NOTÍCIAS

Ferrovia de Mairinque a Corumbá (MS) segue com a Rumo; ANTT prorroga concessão da Malha Oeste por tempo indeterminado

Rumo segue operando a Malha Oeste que liga o Estado de São Paulo ao Pantanal até novo processo licitatório. Foto Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o quarto termo aditivo ao contrato de concessão da Malha Oeste, garantindo que a Rumo Logística continue operando por tempo indeterminado a ferrovia que liga Mairinque (SP) a Corumbá (MS). A medida visa garantir a continuidade dos serviços até a conclusão de um novo processo licitatório.

A ferrovia tem 1.625,3 quilômetros de extensão e atravessa o Mato Grosso do Sul, passando por Três Lagoas e Campo Grande até o Pantanal.

O governo federal prepara o lançamento do Plano Nacional de Ferrovias, que pretende atrair investimentos de R$ 100 bilhões para expandir e modernizar a malha ferroviária brasileira. Está prevista a concessão de cinco grandes projetos ferroviários à iniciativa privada que deveria ser anunciada em fevereiro, mas sofreu adiamento e não tem nova data definida.

A continuidade da operação da Malha Oeste e a implementação do Plano Nacional de Ferrovias são passos estratégicos para melhorar a infraestrutura logística do Brasil, reduzindo a dependência do transporte rodoviário e promovendo alternativas mais eficientes e sustentáveis.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *