Justiça afasta Lili Aymar da Prefeitura de Araçariguama
Por: Simone Judica
O juiz de Direito da Primeira Vara da Comarca de São Roque, Rogê Naim Tenn, acatou pedido da Promotoria de Justiça de São Roque e na tarde de sexta-feira,18, concedeu liminar que determina o afastamento de Lili Aymar do cargo de prefeita do município de Araçariguama, pelo prazo de seis meses.
Lili e o marido, Carlos Aymar, que se encontra preso desde a última segunda-feira (14) pela suposta prática de crimes de concussão e associação criminosa, estão sendo processados pelo Ministério Público de São Roque, que os considera incursos nas sanções previstas pela Lei de Improbidade Administrativa.
De acordo com a decisão judicial, da qual cabe recurso ao Tribunal de Justiça de São Paulo, Lili, “no exercício do cargo de Prefeita do Município de Araçariguama, permitiu e autorizou que seu marido Carlos Aymar, mesmo sem qualquer nomeação para cargo em comissão, tomasse assento nas dependências da Prefeitura Municipal e passasse a praticar atos de gestão administrativa, notadamente por meio da realização de reuniões em nome do Município e pelo exercício de poder hierárquico sobre funcionários”.
O juiz esclarece que o afastamento de agentes públicos é medida excepcional que se justifica para garantir o bom andamento da instrução do processo.
No caso de Lili Aymar, o magistrado ressalta que “há elementos indiciários no sentido de que, após a prisão em flagrante de Carlos Aymar, bem como depois do ajuizamento desta demanda, houve prática referente à supressão de documentos por parte de pessoas ligadas à Prefeitura Municipal de Araçariguama”.
Ainda de acordo com a decisão do juiz, Lili Aymar já havia sido alertada pelo Ministério Público, em 17 de abril deste ano, a não permitir que seu marido praticasse atos de gestão ou de representante do Município, já que Carlos Aymar não ocupava qualquer cargo público que o habilitasse a conduzir reuniões, estabelecer tratativas com fornecedores ou autoridades públicas, proferir ordens a servidores públicos, participar de eventos oficiais e discursar em nome da Prefeitura.
O Poder Judiciário considerou que, apesar de oficialmente avisada, Lili Aymar não conteve as ações do marido.
O Vice-Prefeito de Araçariguama, João Batista Damy Correa Junior, será intimado a assumir a Prefeitura.
Em nota oficial divulgada logo após a concessão da ordem judicial de seu afastamento, Lili Aymar afirma que recebeu a notícia via redes sociais e veículos de comunicação.
“Diante dos fatos, (Lili) segue em oração, acreditando na justiça de Deus e dos homens, crendo que será reconduzida ao cargo o mais breve possível. E informa ainda que seu corpo jurídico irá recorrer da decisão”, conclui a nota oficial.
Em breve, mais informações sobre o afastamento da prefeita Lili Aymar.