Ibiúna também não vai retroceder à Fase Vermelha. Prefeito João Mello prefere avaliar a situação da cidade nos próximos dias
ABAIXO A LIVE DO PREFEITO DE IBIÚNA, JOÃO MELLO
O prefeito João Mello disse que Ibiúna não vai retroceder de imediato à Fase Vermelha do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. A Região de Sorocaba foi rebaixada nesta sexta-feira (27) da Fase Laranja (nível 2) para a mais restritiva que permite somente a abertura de serviços essenciais.
Em live na noite de sexta-feira, João Mello disse que Ibiúna fez a lição de casa no combate ao Covid-19 e que prefere manter Ibiúna na Fase Laranja (nível 2) aguardando pelo menos mais uma semana antes de tomar tomar a decisão de retroceder.
“A nossa região está retrocedendo porque vários municípios tiveram nota ruim e Sorocaba é a nossa referência. Com a nossa estrutura e com as primeiras colocações no índice distanciamento social podemos aguardar mais alguns dias”, disse.
Mas destacou que “a pandemia não acabou, não acabaram os riscos”. “Ibiúna tem um controle bom, a transmissão aumentou, mas não é gritante.”
No entanto, admitiu que talvez tenha que retroceder. “Se vier a mão pesada do Estado ou uma decisão judicial”.
Disse que não está passando por cima do Governo do Estado, mas que apenas está ganhando um pouco de tempo.
Ibiúna tem 176 casos confirmados de coronavírus com 20 mortes confirmadas.

SÃO ROQUE TAMBÉM NA VOLTA PARA A FASE VERMELHA
O prefeito de São Roque, Claudio Góes, também decidiu que vai manter o município na Fase Laranja por todo o trabalho que foi desenvolvido com a instalação de leitos de UTI com os cinco respiradores enviados pelo Governo do Estado e os kits UTI/Covid-19 que foram locados, além de enfrentar uma briga judicial com os respiradores que foram requisitados do Hospital São Francisco.
Durante a live, o prefeito de Ibiúna, João Mello, respondeu uma pergunta enviada pelo blog se ele tinha conversado com o prefeito de São Roque.
“Na verdade eu não conversei com o Claudio. É um grande amigo, um prefeito que considero muito e tem uma visão bastante parecida com a nossa. É um cara progressista que gosta das coisas do jeito certo. Às vezes a gente protela um pouco, demora um pouco para fazer as coisas para tentar fazer dentro do que é adequado para não penalizar ninguém.”
“Eu estava no meio da reunião com o Comitê e fiquei sabendo que o Claudio estava se posicionando dessa maneira também. A minha posição já era previamente essa. Levei para o comitê que praticamente uníssono já estava pensando e vários dos membros propuseram essa alternativa e a gente vai realmente assumir essa posição”, disse João Mello.
CLAUDIO GÓES DIZ QUE SÃO ROQUE NÃO MUDA
MINISTÉRIO PÚBLICO
Em entrevista à CNN/Brasil, o governador João Dória disse aviou que os prefeitos que se recusarem a cumprir as medidas do Plano São Paulo terão que lidar com a Justiça.
“Temos lidado com cidades rebeldes como entendimento, mas se houver algum rebelde depois disso, terão que dialogar com o Ministério Público e com a Justiça. As poucas cidades que seguiram nessa linha perderam. Outras três que tentaram contestar a decisão perderam novamente. Não há razão para rebeldia diante da defesa da vida”, afirmou.