ARQUIVO VIVO JORNAL O DEMOCRATANOTÍCIAS

Governador Paulo Egydio Martins tomou posse em 15 de março de 1975

No dia 15 de março de 1975, Paulo Egydio Martins (1928-2021) tomou posse como governador de São Paulo, ao ser eleito de forma indireta (sem o voto popular) pela Assembleia Legislativa, com o apoio do presidente Ernesto Geisel. Ele sucedeu o governador Laudo Natel.

Paulo Egydio Martins governou São Paulo até 1979 e não conseguiu emplacar como sucessor o empresário Olavo Setúbal, que ele próprio havia indicado para prefeito de São Paulo. Derrotado politicamente, passou o cargo para Paulo Maluf.

Jornal O Democrata (15/03/1975) – Publicado no Arquivo Vivo edição 14 de março de 2025

POLÍTICA; HOJE A POSSE DO GOVERNADOR PAULO EGYDIO MARTINS

Em solenidade a ser realizada no Palácio do Anhembi, em São Paulo, hoje, às 15:00 horas, serão empossados o Presidente e demais membros da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Após essa cerimônia, uma comissão especial conduzirá ao recinto o governador Paulo Egydio Martins e o vice Manoel Gonçalves Ferreira Filho, que passarão em revista o Corpo de Guardas do Palácio.Em seguida, ambos se dirigirão ao Palácio, com chegada prevista para às 17:00 horas, onde serão recebidos pelo governador Laudo Natel e todo o Secretariado.

Ato contínuo, o governador Paulo Egydio, já no Anfiteatro, encabeçará a Mesa de Honra, tendo à direita o vice Manoel Gonçalves Ferreira Filho, o governador Laudo Natel à esquerda, Zilda Gamba Natel, Brasilia Egydio Martins e o atual vice, Antonio Rodrigues Filho. Nesse momento, o governador Laudo Natel fará uso da palavra, transmitindo o cargo a Paulo Egydio Martins. Este, uma vez empossado, também deverá usar da palavra.

Em seguida, o novo Governador do Estado, Paulo Egydio Martins, acompanhado do então ex-governador e sua esposa, numa pequena cerimônia de despedida. Na sequência, Paulo Egydio passará em revista o Corpo de Guardas do Palácio, retornando, depois, ao Anfiteatro, onde deverá assinar todos os decretos, dando posse, inclusive, ao Secretário da Justiça, que, por sua vez, dará posse aos demais Secretários.

Às 21:30 horas, todos os convidados especiais serão homenageados com um coquetel. Por fim, dia 17 próximo, na primeira reunião com o Secretariado, o governador Paulo Egydio Martins estará dando as diretrizes básicas de seu governo. Essas informações foram prestadas por Ismael Armond, Assessor de Comunicação do Governo do Estado.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Paulo Egydio Martins designou o deputado estadual Jorge Maluly Neto, para ocupar o lugar do deputado Rui Silva, que será o novo titular da pasta do Turismo, para a Secretaria do Trabalho.

A notícia repercutiu bem no Palácio Nove de Julho, tendo em vista o trabalho desenvolvido pela bancada estadual da Arena, através de seu líder, deputado Nabib Chedid, encarregado de levar ao futuro governador as pretensões do seus companheiros.

Com a escolha de Maluly, alguns deputados ressaltaram a decisão de Paulo Egydio, que acabou por compor um secretariado com a participação igualitária dos deputados estaduais e federais que, desta forma, integrarão o corpo de auxiliares do futuro governador: Estaduais: Secretaria do Trabalho, deputado Maluly Neto, e Secretaria do Turismo, deputado Rui Silva. Federais: Secretaria do Interior, deputado Rafael Baldacci, e Secretaria da Administração, a ser desmembrada da pasta do trabalho, deputado Adhemar de Barros Filho.

Maluly, que já foi prefeito de Mirandópolis, sendo deputado pela segunda vez, pertence ao chamado grupo independente da Arena, que há pouco se opôs à orientação do Diretório de delegar poderes à bancada para fechar a questão, quando a sua maioria assim o decidir.

Com a ascenção do parlamentar à pasta extraordinária, abre-se a vaga para que assuma o mandato o deputado Jacob Salvador Zveibil, do grupo Carvalhista. Agora ficará na primeira suplência da bancada o deputado estadual Caio Pompeu de Toledo.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *