NOTÍCIAS

Filme do aparecimento de Nossa Senhora de Fátima estreia em Portugal com Sônia Braga no papel de Irmã Lúcia

Veja o trailer oficial de “Fátima”

O filme que retrata o aparecimento de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, na Cova da Iria, em 1917, estreia no dia 30 de abril em Portugal.

A produção em inglês é inspirada nas Memórias de Irmã Lúcia (1907/200), interpretada pela brasileira Sônia Braga.

“É possível à humanidade acreditar na contínua intervenção divina no mundo contemporâneo em que vivemos, diz nota do Santuário de Fátima que contribuiu na confirmação de alguns conteúdo no filme realizado pelo italiano Marco Pontecorvo.

No elenco, Harvey Keitel (Professor Nichols), Lúcia Moniz (Maria Rosa), Joaquim de Almeida (Padre Ferreira), Goran Visnjic (Artur Oliveira Santos), Stephanie Gil (Lúcia quando criança), Alejandra Howard (Jacinta 1910/1920) e Jorge Lamelas (Francisco 1908/1019).

Sônia Braga no papel de Irmã Lúcia/Divulgação IMDb

O Santuário de Fátima cita no seu canal de YouTube que a produção “assume-se como um filme cujas opções estéticas, no contexto de uma longa metragem, porém em relevo, de forma digna e íntegra, o comportamento de todos quantos se confrontaram com o acontecimento de Fátima”.

“O filme leva a refletir que, passados cem anos, a luz de Deus que a Virgem Maria mostrou a Francisco, Jacinta e Lúcia continua a assistir aos que se propõem viver o Evangelho.” No local das aparições, foi construído o Santuário de Fátima que anualmente recebe milhões de devotos

As filmagens começaram na Tapada de Mafra (distrito de Lisboa) com as cenas relacionadas com a vida dos três pastorinhos que são interpretados por atores espanhóis.

Uma das principais produtoras, Rose Ganguzza contou à agência Lusa que desde criança conhecia a história e decidiu trazê-la para o cinema, com um argumento que é “baseado na religião católica”, mas que transcende todas as religiões e se resume a uma “história da humanidade”.

“Acho que o filme vai ser polêmico por dois aspetos: pela história verídica e pela aventura contada a partir dos pontos de vistas das crianças, que abrem muitas possibilidades criativas”, disse.

Os pastorinhos Francisco, Jacinta e Lúcia/Divulgação IMDb

O filme aborda o que “estava a acontecer em Portugal em 1917 para criar o contexto da história e para as pessoas verem como é que crianças que estavam no meio do mato, sem Internet, sem redes sociais e sem televisão, conseguiram reunir em Fátima 70 mil pessoas na última aparição para ver o milagre do sol”.

Por ser produzido em inglês, promete “tocar pessoas que não são católicas”  por contar com um elenco de atores internacional e falar sobre os segredos de Fátima.

O filme terá duas estreias mundiais em Fátima (13 de maio) e Nova Iorque (Estados Unidos).

O cantor italiano Andrea Bocelli é o autor e intérprete “Gloria”.

“Acho que a música deste filme vai ser premiada, porque a música de Bocelli é original e termina o filme. O espetador que ouve a música não vai ficar sem chorar e por ser original pode vir a ter um prêmio de melhor música de filme”, diz Rose Ganguzza.

“Fátima” estreia em abril/Divulgação IMDb

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *