BLOG DO VANDER LUIZ DESTAQUE

Festival Elas na Casa de 21 a 27 de março no canal da Casa Rosa Manjericão no YouTube

Artes visuais, poesia, audiovisual, música e psicologia social

No mês que marca a data simbólica em que se celebram as conquistas dos direitos sociais e civis das mulheres, o Ministério do Turismo, a Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresentam o Festival Elas na Casa.

Em formato online, a 4ª edição do Festival será composta por lives e exibições de documentários que serão apresentados durante uma semana ao vivo no canal da Casa Rosa Manjericão no YouTube.

A programação privilegia o protagonismo feminino nas artes visuais, poesia, música, psicologia social e audiovisual.

O objetivo é dar vasão às produções e reflexões emergentes sobre o espaço social, cultural, artístico e profissional da mulher na sociedade contemporânea.

Isa Pezzotta, idealizadora do festival, comenta como surgiu a iniciativa.

“Em 2018 veio a ideia do festival pensando em apresentar no mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres uma programação diferenciada, feita somente por artistas mulheres, não apenas uma comemoração, mas sim uma forma de conscientização do real significado que a data representa para uma classe operária, sua origem e criação,  sofrendo distorções ao longo do tempo pela força do capitalismo e interesses comerciais”.

As personagens em destaque representam diversos segmentos: Barbara Leite, poeta; Elaine Buzato, artista plástica brincante; Giulia Pezzotta, psicóloga; Mariana Brecht, roteirista; Selma Fernands, cantora e compositora; Sissi Bembom, roteirista e produtora audiovisual.

“Acredito que o diferencial do festival está nas atrações mediadas por mulheres que trazem em suas narrativas as histórias e as lutas femininas numa perspectiva plural que revela a importância do debate.”

“A curadoria sempre começa pensando em mulheres que contribuam no fortalecimento da valorização do feminino tanto nos campos de atuação profissional, quanto no caráter de empoderamento simbólico nas imagens exportadas ao público. Com isso, o Elas Na Casa integra e contribui com as pautas pertinentes à discussão e o diálogo sobre o tema”, declara Isa Pezzotta.

 Programação

Dia 21/03 – 20h – Live de abertura

A idealizadora do projeto e curadora do espaço cultural Casa Rosa Manjericão, Isa Pezzotta, propõe uma roda de conversa com todas as protagonistas envolvidas para divulgação da programação e lançamento do festival.

 

Dia 22/03 – 20h – Vivência Brincante

Com Elaine Buzato, artista plástica brincante – “A cultura popular da artista Brincante”

Elaine Buzato pesquisa a cultura popular infantil nas suas relações lúdica e estética aplicadas à linguagem do brincante, do narrador/trovador e da mitologia brasileira. Com o grupo Tempo de brincar desenvolve o trabalho como artista visual, dramaturga e atriz e nas criações de ilustrações, textos, bonecos, cenários e adereços para espetáculos teatrais.

 

Dia 23/03 as 20hs – Elas na Janela

Com Barbara Leite, poeta e amante da arte de escrever.

Barbara Leite é responsável pelo sarau “Poesias na Janela”, programação contínua na Casa Rosa Manjericão, contemplando a literatura como um caminho diverso para entendimentos e apreciações múltiplas. A edição especial de março é intitulada “Elas na Janela”.

 

Dia 24/03 as 20hs – Tema em questão

Com Giulia Pezzotta, psicóloga.

Giulia Pezzotta apresenta o resultado da pesquisa “As Mulheres no Cárcere” e o papel da terapia na vida das pessoas, desmistificando estereótipos construídos por décadas sobre sua área de atuação profissional.

 

Dia 25/03 as 20hs – Escrita em Pauta

Com Mariana Brecht, roteirista

Mariana Brecht propõe a leitura de um conto original inédito, integrante de uma coletânea sobre a solidão feminina.

“A lua de sangue não estava no calendário” conta a história de uma mulher confinada, entregue ao automatismo solitário de seus dias. Quando vê no céu a lua vermelha, ela se convence de que o astro veio lhe trazer uma mensagem, uma missão.

A protagonista, até então cética e metódica, se deixa embarcar em um delírio epifânico, que a faz entrar em contato com seus instintos mais primários.

 

Dia 26/03 as 20hs – Encontro Musical

Selma Fernands com show “Samba de Maria”, acompanhada pelo violonista Daniel Conti.

Selma Fernands reflete sobre o processo de gravação, parcerias, concepção musical, divulgação e comercialização do seu primeiro álbum. O projeto teve apoio de um financiamento coletivo, ganhando reconhecimento na cena musical entre os 100 melhores discos de 2019, na lista do jornalista Ed Felix, Embrulhador.

 

Dia 27/03 as 20hs – Papo Reto

Com Sissi Bembom, roteirista e produtora audiovisual

Sissi Bembom atua no universo audiovisual, comercialização e desenvolvimento artístico dos vídeos.  No encontro, será abordada a questão da participação das mulheres nas indústrias criativas, visto a prevalência de modelos masculinizados de trabalho. Sissi é uma das idealizadoras da produtora Batuque Filmes que atua no mercado audiovisual desde 2008.

 

Casa Rosa Manjericão

A Casa Rosa Manjericão é um espaço de arte e cultura independente localizado na cidade de São Roque (SP) que produz exposições, saraus, pocket shows, oficinas, bate-papos, entre outras atividades culturais e artísticas.

“Uma casinha simpática e acolhedora de portas abertas para arte e cultura”, segundo os idealizadores Isa Pezzottta e Edson D’Aísa

Facebook: www.facebook.com/rosamanjericao

Instagram: www.instagram.com/casarosamanjericao

Youtube: http://bit.ly/3ugoMPK

Site: https://elasnacasa.weebly.com/

Assessoria de Imprensa – (11) 9.9898.2101 (WhatsApp)

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS