Fase Vermelha em todo o Estado de São Paulo a partir da zero hora de sábado

O governador João Doria anunciou que o Estado de São Paulo regride à Fase Vermelha (a mais restritiva do Plano São Paulo) a partir da zero hora de sábado (6 de março) e durante duas semanas. Haverá também o toque de restrição onde as pessoas não deverão circular entre 20h e 6h com exceção das envolvidas em serviços essenciais.
A medida tenta evitar o colapso na rede de saúde devido ao aumento de casos de covid-19. Somente os serviços essenciais poderão funcionar
“Lamentamos, não tem outra opção que não seja a restrição do contato. Nessa segunda onda, todo o país está sendo atingido. Diferente do ano passado, quando as regiões e estados não foram atingidas ao mesmo tempo”, disse João Gabardo, coordenador executivo do Centro de Contingência Covid-19
O Estado tem hoje 7.415 pessoas internadas o que representa um acréscimo de 20% em relação ao período mais crítico do ano passado
“O acúmulo de novos pacientes ocorre porque pessoas mais jovens estão internadas. Os jovens ficam mais tempo internados e não ocorre um rodízio de vagas como no período em que as pessoas mais idosas eram atingidas”, citou João Gabardo.
O governador João Doria mais uma criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro nas ações de combate a pandemia gerando aglomerações e combatendo a vacina.
Atualmente seis regiões já estão na Fase Vermelha: Araraquara, Bauru, Barretos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Marília.
Algumas prefeituras da Grande SP e do interior, como Campinas, já tinham determinado medidas mais restritivas antes do anúncio do governo estadual.