NOTÍCIAS

Aniversário de São Paulo, “Bolo do Bixiga” celebra 40 anos; organizadores esperam arrecadar 471 bolos

Festa criada por Armandinho Puglisi em 1985 para homenagear São Paulo mantém o senso de comunidade tão próprio do Bixiga. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil

No próximo sábado, 25 de janeiro, o Bolo do Bixiga, símbolo icônico do aniversário de São Paulo, completa 40 anos. Criado em 1985 por Armandinho Puglisi (1931/1994) como uma homenagem à cidade, a celebração retorna às suas origens comunitárias, com a meta de arrecadar 471 bolos – um para cada ano da capital paulista.

O evento será realizado na Rua Rui Barbosa, altura do número 300, na Bela Vista, das 9h às 13h. Os bolos poderão ser entregues por voluntários até as 11h e, ao meio-dia, após uma bênção ecumênica, começará a distribuição dos pedaços, cortados e entregues de mão em mão.

A programação cultural inclui apresentações de artistas ligados ao bairro, como a Bateria 013, DJ Papaleo (Mundo Pensante), Trupe Baião de Dois e Anderson Sono (voz, cavaco e violão). Tudo isso ocorrerá em frente ao antigo Teatro Zaccaro.

Outras atividades incluem uma troca de livros promovida pela Livraria Simples e a exposição “Herbário das Espécies Ribeirinhas”.

O evento reforça o espírito comunitário que tornou o Bolo do Bixiga uma celebração única, fortalecendo os laços entre moradores e visitantes. Venha participar desta história e celebrar São Paulo de forma especial e saborosa!

HISTÓRIA DO BOLO DO BIXIGA

A ideia de homenagear São Paulo com um grande bolo nasceu em 1985, quando Armandinho Puglisi reuniu as mamas do Bixiga, que trouxeram seus bolos para formar uma única e imensa homenagem à cidade.

Após o falecimento de Armandinho em 1994, seu amigo de infância Walter Taverna (1933/2022) assumiu a organização do evento, que cresceu em proporção e chegou a entrar no Guinness World Records pelo tamanho do bolo.

Até 2008, o evento contou com o patrocínio de grandes marcas e atraiu moradores de diversos bairros. No entanto, a edição daquele ano foi marcada por uma confusão causada pelo programa Pânico na TV, que incentivou uma guerra de bolos entre o público. O episódio gerou grande repercussão negativa, afastando patrocinadores e colocando o futuro do evento em risco.

Em 2009, como forma de protesto e homenagem, grafiteiros criaram uma representação artística do bolo no asfalto do bairro.

Em 2014, Thais Taverna, neta de Walter, revitalizou a celebração, organizando o evento de forma comunitária e resgatando a essência da festa, que passou a contar com o apoio da comunidade e a tradicional entrega dos pedaços de mão em mão.

O Bolo do Bixiga foi oficializado pela Lei Municipal nº 16.144/2015, garantindo apoio estrutural para a realização do evento.

Na edição de 2021, em virtude da pandemia, o formato foi adaptado para o ambiente virtual, com a participação de pessoas do Brasil e do exterior enviando vídeos curtos para compor um “bolo comunitário virtual”.

Em 2022, o foco foi solidário, com a arrecadação de alimentos para famílias da região. Em 2023, a festa não aconteceu devido ao falecimento de Walter Taverna.

A edição de 2024 marcou o retorno presencial do evento, resgatando suas tradições e unindo novamente a comunidade.


Serviço: Bolo do Bixiga 2025 – 40 anos

  • Quando: 25 de janeiro, das 9h às 13h (corte do bolo e parabéns ao meio-dia)
  • Recepção dos bolos: Das 9h às 11h
  • Onde: Rua Rui Barbosa, altura do número 300, Bela Vista
  • Atrações: Bateria 013, DJ Papaleo (Mundo Pensante), Trupe Baião de Dois, Anderson Sono (voz, cavaco e violão), troca de livros (Livraria Simples) e exposição “Herbário das Espécies Ribeirinhas”
  • Participação: Gratuita, com doação de bolo opcional (simples, com ou sem recheio e cobertura à escolha).
  • Comunicação:
    • Nádia Garcia: (11) 99798-6282
    • Tatiana de Souza: (11) 99995-0042
  • Organizadora e neta de Walter Taverna:
    • Thais Taverna: (11) 94194-1182

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *