DESTAQUENOTÍCIAS

Festival Elas na Casa finaliza com resultados expressivos nas transmissões do canal da Casa Rosa Manjericão no YouTube

Elas na Casa contou Elaine Buzato, Bárbara Leite, Giulia Pezzotta, Mariana Brecht, Selma Fernands e Sissi Bembom

A 4ª edição do festival Elas na Casa, realizado de 21 a 27 de março no canal da Casa Rosa Manjericão no YouTube, apresentou o protagonismo feminino em diversas áreas e problematizou o papel da mulher na sociedade atual.

As personagens em destaque representaram diversos segmentos: Bárbara Leite (poeta), Elaine Buzato (artista visual brincante), Giulia Pezzotta (psicóloga), Mariana Brecht (roteirista), Selma Fernands (cantora e compositora) e Sissi Bembom (roteirista e produtora audiovisual).

Isa Pezzota, da Casa Rosa Manjericão: “Dar voz ao feminino no festival me preenche como mulher”

A idealizadora do projeto, Isa Pezzotta, sempre buscou aliar as apresentações artísticas com encontros, rodas de conversa, entre outras ações formativas no festival.

“Ainda hoje nos deparamos com atitudes que não cabem mais em nosso tempo, precisamos ampliar os espaços de discussão e articulação. Dar voz ao feminino no festival me preenche como mulher e aprendo cada vez mais com a pluralidade apresentada”, declara.

O formato online da 4ª edição dificultou as etapas de produção, tirou a rica oportunidade das trocas presenciais com o público, no entanto proporcionou maior visibilidade, dentro e fora do estado de São Paulo.

A Casa Rosa Manjericão criou um canal no youtube para realizar as transmissões. Ao final de março já contava com 360 inscritos e cerca de 20.000 visualizações no total.

Engajamento também registrado nos perfis das mídias sociais do projeto.

Em 2021, o festival foi contemplado em um edital da Lei Aldir Blanc, ação do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Resultado efetivo da mobilização nacional do setor pela destinação dos recursos do Fundo Nacional de Cultura aos estados e municípios.

A Lei Aldir Blanc foi um respiro de sobrevivência para grande parte da classe artística, impedida de trabalhar desde o início da pandemia, acuada sem a proteção social devida por direito.

Para se ter a dimensão da importância e do impacto positivo das políticas públicas de cultura, apenas a quarta edição do Festival Elas na Casa envolveu diretamente 30 profissionais em sua realização, entre: artistas, produtores, técnicos de audiovisual, equipe de comunicação, veículos de publicidade, pequenos empreendedores, auxiliares de montagem, entre outros.

“Um projeto deste porte fomenta a economia local, o mercado como um todo. É fundamental que a Lei Aldir Blanc continue. É de suma importância para economia criativa da cidade, do estado e do país”, afirma Isa Pezzotta.

Todo o material produzido na 4ª edição do festival Elas na Casa segue disponível ao público no canal da Casa Rosa Manjericão no YouTube.

LIVE DE ABERTURA

VIVÊNCIA BRINCANTE – ELAINE BUZATO

ELAS NA JANELA – BÁRBARA LEITE

TEMA EM QUESTÃO – GIULIA PEZZOTTA

ESCRITA EM PAUTA – MARIANA BRECHT

ENCONTRO MUSICAL – SELMA FERNANDS

PAPO RETO – SISSI BEMBOM

FESTIVAL ELAS NA CASA – CHAMADA

PROGRAMA LINHA ABERTA – ISA PEZZOTA 18/03/21

PROGRAMA LINHA ABERTA – 26/03/21

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *