Ex-funcionários da Santa Casa dizem que UTI foi desmontada. Fenaesc alega que equipamentos não podem ficar expostos enquanto aguardam liberação
Um grupo de funcionários demitidos recentemente da Santa Casa de São Roque esteve na Câmara Municipal de São Roque, nesta segunda-feira (7), durante a sessão ordinária em busca de apoio dos vereadores.
Eles alegam que ainda não receberam os direitos trabalhistas e denunciaram que a UTI recentemente inaugurada foi desativada com a retirada de equipamentos.
O atendente de enfermagem João Soutello, demitido no início de outubro, disse que as as homologações não foram realizadas porque a Fenaesc (organização social que administra o hospital desde maio) quer “parcelar os nossos direitos trabalhistas o que foi proibido por decisão judicial”.
ENTREVISTA COM JOÃO SOUTELLO
Em reunião com os vereadores, os ex-funcionários da Santa Casa disseram que a UTI recentemente inaugurada foi desativada e que dois carros do Plano de Saúde Santa Casa estão sendo usados em Cajamar.
Nesta quarta-feira (9), três representantes dos funcionários devem se reunir com a Comissão de Saúde da Câmara de São Roque quando irão oficializar as denúncias.
Alguns vereadores não gostaram da forma como os ex-funcionários se manifestaram durante a sessão dizendo que eles foram os culpados pela parceria com a Fenaesc.
“O legislativo não é responsável. É preciso que as pessoas foquem as cobranças na Fenaesc, na Prefeitura e no interventor. A Câmara aprovou parceria da Prefeitura com uma organização social. A escolha da Fenaesc foi do executivo”, disse o vereador Etelvino Nogueira (PSDB) na tribuna.
A Fenaesc respondeu aos questionamentos do site (leia texto abaixo). A Prefeitura de São Roque disse que esse é um assunto que deve ser tratado direto com a comissão interventora da Santa Casa.
FENAESC DIZ QUE UTI AGUARDA LIBERAÇÃO
Pagamos na última sexta-feira o adiantamento de salário dos funcionários, conforme comunicamos.
Todo recurso que repassarmos aos funcionários e ex-funcionários será advindo da Prefeitura de São Roque o que sabemos que está escasso.
Somente administramos os valores e não somos produtores dos mesmos.
A Fenaesc sempre administrou com responsabilidade os recursos que recebeu.
Todos os bens da Santa Casa, como o caso dos carros, são e estão sendo usados para o benefício da instituição, como por exemplo viagens diárias para São Paulo levando pacientes para tratamentos de quimioterapia e outros.
Quanto a UTI estamos aguardando a liberação dos órgãos competentes para o funcionamento. Por este motivo os equipamentos não podem ficar expostos, estão todos armazenados parte na Santa Casa e parte em empresas que fazem a manutenção dos equipamentos clínicos de engenharia clínica.