COVIDDESTAQUE

São Roque e região de Sorocaba retornam à Fase Laranja do Plano São Paulo

São Roque retorna à Fase Laranja após empenho do prefeito Guto Issa e pressão da Associação Comercial

O governador João Doria antecipou a reclassificação do Plano São Paulo nesta sexta-feira (29 de janeiro) fazendo com quee São Roque e os munícipios da Departamento Regional de Sorocaba (DRS) retornem na próxima segunda-feira (1º de fevereiro) à Fase Laranja do Plano São Paulo.

No entanto, a nova Fase Laranja passou a ter novos critérios desde a semana passada sendo aplicada somente durante a semana das 6 às 20 horas. A partir desse horário e durante os fins de semana, todo o Estado de São Paulo regride à Fase Vermelha.

Na sexta-feira da semana passada (22 de janeiro), a região foi rebaixada à Fase Vermelha a mais restritiva onde somente os serviços e comércios essenciais podem abrir ao público.

Nos últimos dias, houve grande movimentação de prefeitos e de comerciantes para que a cidades da região retornassem à Fase Laranja.

O prefeito de São Roque, Guto Issa, anunciou na noite de quinta-feira (28) o aumento de 80% de leitos passando de 10 para 18 ao firmar parceria com o Hospital São Francisco.

Guto esteve no Palácio dos Bandeirantes, na manhã de sexta-feira, para apresentar os novos números de São Roque e comemorou o anúncio do governador.

O presidente da Associação Comercial de São Roque, Antonio Di Girolamo, reuniu-se na segunda e na quarta-feira com prefeito Guto Issa e disse que a entidade entraria na Justiça caso não ocorresse o retorno à Fase Laranja.

Antonio disse em entrevista ao programa Linha Aberta que não era justo que somente o comércio não essencial pagasse a conta.

ENTREVISTA DE ANTONIO DI GIROLAMO NO PROGRAMA LINHA ABERTA

SECRETÁRIO DESCARTOU RECLASSIFICAÇÃO NESTA SEMANA

A movimentação começou no domingo (24) quando o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, convocou os prefeitos da região e ficou acertado o encontro de uma comissão com o secretário de Desenvolvimento Reginal, Marco Vinholi, na manhã de segunda-feira em São Paulo.

Apesar da expectativa do retorno à Fase Laranja, Vinholi não assumiu publicamente que poderia ocorrer a reclassificação nesta sexta-feira, uma que vez que estava prevista somente para a próxima sexta-feira (5 de fevereiro).

No entanto, o aumento de leitos e a queda do número de caso e internações, o governo do estado antecipou a reclassificação.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *