NOTÍCIAS

Dia de Combate à Poluição: Saneaqua alerta para a importância de ações de preservação do meio ambiente

O lixo deve ser descartado em local correto; o despejo irregular de entulho e a utilização incorreta da rede de esgotamento sanitário causam transtornos na qualidade de vida da cidade

Nesta segunda-feira (14 de agosto), é comemorado o Dia Nacional de Combate à Poluição data criada com o propósito de conscientizar a população sobre a importância de evitar qualquer tipo de degradação das condições ambientais, ocasionando em perda da qualidade de vida e saúde em decorrência de mudanças ambientais.

Um exemplo grave de poluição comum que enfrentamos é a poluição das águas. Em Mairinque, a Saneaqua opera os serviços de água e esgoto com uma séria de ações que impactam na melhoria dos córregos e rios da cidade e contribuem com a preservação ambiental.

Por dia, cerca de 2 milhões de litros de esgoto são tratados no município e deixam de ser lançados em rios e córregos; o indicador de tratamento do esgoto gerado em todo o município já avançou de 0% para 35%.

Esse avanço na prestação dos serviços de saneamento é um importante benefício ambiental para a cidade e contribui diretamente com a melhoria da qualidade das águas do Ribeirão Varjão, que deságua no Rio Sorocaba.

Porém, apesar do avanço dos indicadores nos últimos anos, a concessionária alerta que para a efetiva despoluição dos córregos e rios, é fundamental a participação da população em ações de preservação do meio ambiente, principalmente com relação ao descarte correto de resíduos sólidos.

“O despejo irregular de lixo e entulho em vias públicas e nos corpos d’água, utilização incorreta da rede de esgotamento sanitário e o descarte inadequado do óleo de cozinha nas pias podem causar muitos transtornos, além de um impacto negativo na qualidade de vida da cidade”, destaca Bruno Gravatá, líder de operações da Saneaqua.

A rede de esgoto, por exemplo, não existe para servir como depósito de lixo. O descarte de papeis, plásticos, absorventes, pedaços de pano, óleo de cozinha e outros resíduos irá obstruir a passagem do esgoto, e com isso, os dejetos retornam para os próprios imóveis que os lançaram e provocam vazamentos na rua.

Assim, a população deve estar ciente de que se não houver uma consciência ambiental por parte de todos para utilização adequada do sistema de esgotamento sanitário, e para o descarte dos resíduos sólidos, somente a retirada do esgoto bruto não irá garantir a qualidade dos corpos d’água de Mairinque.

O Dia de Combate à Poluição é fundamental a reflexão sobre a participação ativa da comunidade na compreensão das suas responsabilidades e mudança de hábito coletivo quanto à destinação adequada de resíduos.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *