Com início do Inverno, Saneaqua orienta sobre necessidade de consumo consciente de água em Mairinque

Saneaqua coloca em prática ações de um plano de contingência para o enfrentamento dos meses mais secos do ano; mananciais em estado de atenção

A estação marcada pelo frio e pela menor ocorrência de chuvas na região Sudeste começa às 6h14 desta terça-feira, dia 21 de junho. O inverno retoma a preocupação regional quanto a disponibilidade hídrica, especialmente diante do baixo volume de chuvas.

Neste ano, por três meses consecutivos (de fevereiro a abril), Mairinque teve índices pluviométricos abaixo da média mensal. No trimestre, o volume de chuva foi 40% inferior à média histórica do período.

A concessionária Saneaqua, responsável pelos serviços de água e esgoto do município, aproveita o início do inverno para relembrar à população sobre a necessidade de um uso mais consciente de água, especialmente diante da tendência de dias mais secos à partir de agora.

“O inverno se encerra oficialmente às 22h04 do dia 22 de setembro. Até lá, sabemos que os dias secos vão predominar e as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam que as chuvas devem permanecer próximas ou ligeiramente abaixo da média. Deste modo, orientamos sobre a necessidade de um compromisso coletivo para um uso mais consciente de água”, destaca Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua.

DICAS PARA CONSUMO DE ÁGUA

– Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

– Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

– Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

– Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho,

para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.

– Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.

Além de buscar o apoio da população para um uso mais consciente e eficiente da água, a Saneaqua já colocou em prática uma série de ações estabelecidas num plano de contingência, atuando de forma preventiva à estiagem.

“Assim como fizemos em 2020 e 2021, neste ano também estamos adequando e melhorando toda a estrutura do sistema de água do município para o enfrentamento dos meses secos. Temos em andamento um plano integrado para redução do índice de perdas no processo de distribuição de água da cidade com substituição de redes e adutoras, e um trabalho contínuo de caça-vazamentos, além de uma nova fonte de captação de água para a região de Dona Catarina”, cita o gerente.

MANACIAIS EM ATENÇÃO

O manancial Fiscal está com o nível de 2,19m, quando o mínimo necessário para captação é de 1,70m. O manancial Carvalhal está com 2,02m, sendo o necessário para captação de 1,70m.

“É importante esclarecer que os mananciais se encontram atualmente com condições seguras para a manutenção do abastecimento regular de água para o município, porém já são classificados como mananciais em atenção diante da redução antecipada de seus níveis”, informa Gravatá.

O município ainda possui outros 18 poços de captação que garantem o abastecimento de 50% do município. A população de Mairinque pode acompanhar as condições dos mananciais em www.jogandojuntopelaagua.com.br

CONSUMO DE ÁGUA

Em Mairinque, o consumo médio por habitante/dia nos quatro primeiros meses deste ano foi de 166 litros de água, o que significa que cada pessoa tem consumido, pelo menos, 56 litros a mais por dia que os 110 litros recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como os necessários para atender as necessidades de consumo e higiene.

Vander Luiz

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *