Câmara de Mairinque escolhe novo presidente nesta segunda-feira. Pastor Kennedy é o único a lançar candidatura, mas registro de chapas está em aberto
A Câmara de Mairinque elege nesta segunda-feira, na sessão ordinária com início às 18h, a mesa diretora para os últimos dois anos da atual legislatura (2019/20). O registro de chapas pode ocorrer até momentos antes da eleição o que deixa sempre um mistério no ar, com a possibilidade de uma articulação em cima da hora.
É famosa a história do atual deputado federal Vitor Lippi (PSDB) que se candidatou a presidência da Câmara de Mairinque e no dia da votação apareceu de terno novo, discurso no bolso, além da presença de parentes no plenário. A situação política mudou e o futuro prefeito de Sorocaba voltou para casa sem a sonhada presidência.
Oficialmente, o pastor Kennedy Marques é o único que confirmou candidatura à presidência, porém não antecipa os outros integrantes da chapa.
A eleição e o tempo de mandato são definidos pelo Regimento Interno da Câmara. Por isso, existem diferenças na forma de disputa, tempo de mandato e composição das chapas em cada cidade.
Em Mairinque, o mandato é de dois anos sem direito à reeleição, mas não impede que o vereador seja candidato a outro cargo na mesa.
Em São Roque, o mandato é de um ano e permite uma reeleição como ocorreu no ano passado, quando mantida toda a mesa diretora tendo à frente o presidente Niltinho Bastos.
No legislativo mairinquense a atual mesa é formada por Kioshi Hirakawa (presidente), André do Bar (vice-presidente), Pastor Kennedy (primeiro secretário) e Bruno Tam (segundo secretário).
A votação é nominal (o vereador tem que citar o nome do candidato) e a eleição é por maioria simples, desde que presente a maioria absoluta dos membros da Câmara.
A eleição obedece a seguinte ordem: presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário.