Elizeu Viliotti

O ferroviário aposentado Elizeu Viliotti nasceu em Mairinque, no dia 31 de agosto de 1942, filho de Constantino Viliotti (Tino Barbeiro) e Rosália Viliotti. Casado com Tereza Domingues, teve os filhos Tereza Cristina, Carlos Alberto, Sílvia Cristina e Fernanda Cristina. Em 2019, era avô de Pedro, Victor, Enrico e Bárbara.
Aos 13 anos, começou a trabalhar com o pai na barbearia e, aos 16, ingressou na Estrada de Ferro Sorocabana, onde permaneceu até a aposentadoria. Seu pai é um dos criadores da romaria a pé de Mairinque ao Santuário de Pirapora do Bom Jesus, e Elizeu participa dessa caminhada desde menino.
Há décadas, faz parte da comissão organizadora da romaria, que em 2025 chegou à 69ª edição. Criada em 1954, a romaria deixou de ser realizada entre 2020 e 2022, por conta da pandemia de Covid-19. O empenho de Elizeu e de outros mairinquenses manteve viva essa caminhada de fé, que integra o calendário oficial de eventos do município (Lei nº 3.211, de 27 de abril de 2015).
Entre outros trabalhos comunitários, participou da construção do Asilo São Vicente de Paulo.
Em 2019, Elizeu foi homenageado pela Câmara Municipal de Mairinque com a Medalha Comemorativa Conselheiro Francisco de Paula Mayrink. O projeto, de autoria do vereador Kioshi Hirakawa, foi aprovado por unanimidade na sessão de 17 de setembro de 2019. Kioshi também participa, ao lado de Elizeu Viliotti, da organização da romaria a pé de Mairinque a Pirapora.