Vigilância Sanitária e Guarda Municipal de São Roque interditam clínica clandestina para idosos no Caetê
Assessoria de Imprensa Prefeitura São Roque
A Vigilância Sanitária e a Guarda Civil Municipal de São Roque interditaram uma clínica de repouso de idosos que atuava de forma clandestina na região do bairro do Caetê.
Agentes da vigilância receberam uma denúncia e estiveram no estabelecimento com a GCM, terça-feira (9 de fevereiro) para realizar uma vistoria nas dependências.
A clínica não possuía a documentação exigida para o funcionamento, além de atender de forma precária 16 idosos (homens e mulheres) sem oferecer a estrutura necessária para o atendimento. Os pacientes viviam em condições insalubres e sem a alimentação adequada. Uma das senhoras tem 103 anos.
Além disso, nenhum dos idosos havia sido testado ou vacinado contra covid-19, ação que tem sido realizada de forma gratuita pela Prefeitura de São Roque.
Agentes municipais se dirigiram a diversas clínicas da cidade para realizar a imunização dos idosos. Porém, como o estabelecimento é clandestino não constava nos registros municipais e os responsáveis não entraram em contato com a prefeitura solicitando a vacinação.
Com a constatação das transgressões o estabelecimento foi autuado e os responsáveis notificados para que em 48 horas os familiares dos idosos fosse avisados.
Com o fim do prazo, a Vigilância Sanitária e GCM voltaram ao local desta vez acompanhados do Departamento Jurídico e da Assistência Social da Prefeitura de São Roque para verificar se as ações determinadas foram cumpridas pelo estabelecimento.
Após nova avaliação foi constatado que as condições precárias continuavam e que apenas um idoso havia sido retirado do local.
Os idosos foram testados contra a covid-19 pela Vigilância Epidemiológica e encaminhados para uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI).
A clínica foi oficialmente interditada, lacrada e diante das transgressões um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de São Roque.
DENUNCIE
A participação da população é importante para auxiliar a Vigilância Sanitária a identificar transgressões como as que foram registradas.
O munícipe pode fazer uma denúncia pelo telefone (11) 4784-4894 ou e-mail visa@saoroque.sp.gov.br. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.