Urnas eletrônicas são preparadas e lacradas para eleição do dia 2 de outubro
O cartório eleitoral de São Roque realizou na manhã desta segunda-feira (19) a transferência eletrônica de dados dos candidatos e dos eleitores que serão inseridos nas urnas da eleição municipal do dia 2 de outubro. Na sequência ocorre a lacração das urnas eletrônicas. Representantes de partidos e coligações acompanharam a transmissão de informações.
“Fizemos o processo de registro das candidaturas com toda a documentação analisada e inserimos no sistema de candidaturas do Tribunal Regional Eleitoral que também analisou as informações”, explicou a chefe do cartório eleitoral Maria Esmeralda Hengler.
O fechamento ocorreu no domingo e os dados foram gravados em flash card (cartão de memória) com o nome de todos os candidatos divididos por cidade e os eleitores por seções eleitorais.
“Após esse processo é feita a inseminação de dados nas urnas que serão lacradas e assinadas pelo juiz eleitoral para evitar qualquer violação”, concluiu.
As urnas eletrônicas estão armazenadas no cartório eleitoral e foram preparadas para receber as informações, inclusive de candidatos que tiveram candidaturas impugnadas e que tentam reverter a situação na Justiça Eleitoral.
Somente os candidatos que renunciaram à disputa não tiveram dados transferidos. Na região, alguns desistiram de concorrer a uma cadeira na câmara municipal.
O Cartório Eleitoral de São Roque, que atende também Mairinque, Araçariguama e Alumínio, trabalha na organização de todo material e as urnas serão levadas para os locais de votação na véspera da eleição. Os mesários já passaram por treinamento.
São Roque: 174 urnas/19 pontos de votação
Mairinque: 103 urnas/11 pontos de votação
Alumínio: 44 urnas/4 pontos de votação
Araçariguama: 43 urnas/5 pontos de votação
Total de urnas: 364
Locais de votação: 39