Tarifas de água e esgoto de Mairinque terão reajuste a partir de 10 de abril
As tarifas de água e esgoto de Mairinque terão reajuste de 16,12%, a partir do dia 10 de abril. Autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), por meio da Deliberação Nº 1.277/2022 de 09 de março de 2022, a atualização nas tarifas visa recompor as perdas inflacionárias apuradas no período entre março de 2021 e fevereiro de 2022.
O reajuste das tarifas será aplicado em todas as categorias tarifárias e faixas de consumo, assim como nos demais serviços previstos no edital de licitação como: ligação de água, regularização de cavalete, ligação de esgoto, entre outros. Na primeira faixa de consumo da categoria residencial, por exemplo, que é de 10m³, o valor a ser pago será de R$ 42,60, ante os R$36,70 atuais.
A tabela atualizada completa de tarifas e valores dos serviços prestados poderá ser consultada no site da Saneaqua (www.saneaqua.com.br/estrutura-tarifaria) a partir do dia 10 de abril.
TARIFA SOCIAL
É importante destacar que, mesmo com o reajuste, o benefício da tarifa residencial popular permanece no município, com possibilidade de redução da conta em até 67% para as famílias que consomem até 10m³ (dez metros cúbicos) de água. Para requerer a Tarifa Social, o cliente, titular da fatura, precisa agendar atendimento na loja da concessionária e apresentar os seguintes documentos:
- Conta de energia atualizada;
- Documentos pessoais (RG e CPF);
- Cadastro Único – documentação solicitada na Assistência Social do município de Mairinque | Telefones para mais informações: (11) 4246-1527 (Gestão do CadÚnico) e (11) 4246-1287 (CRAS).
Após a apresentação dos documentos, a equipe comercial da Saneaqua fará a análise e, caso a solicitação seja aprovada, a cobrança será enquadrada como Tarifa Popular.
Em caso de dúvidas sobre o reajuste, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.
Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br.
A empresa também disponibiliza atendimento presencial ao público na loja localizada na rua Professor José Pinto do Amaral, 401 (Jardim Cruzeiro). O funcionamento é de segunda à sexta das 10h às 16h.
INVESTIMENTO NO MUNICÍPIO
A Saneaqua segue com o cronograma de investimentos nos serviços de saneamento em 2022. No quesito qualidade da água distribuída, a concessionária segue rigorosamente as diretrizes de potabilidade estabelecidas pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, órgão que define os procedimentos de controle, vigilância da qualidade da água e padrão de potabilidade. Para que isso seja possível, mais de 6 mil análises da qualidade de água são realizadas por mês nos 61 pontos fixos de coleta distribuídos pela cidade.
Para que os clientes possam acompanhar de perto, em março deste ano, mais de 15,9 mil pessoas receberam em mãos o Relatório Anual de Qualidade de Água com todas as informações sobre a qualidade do efluente distribuído em 2021.
Nos próximos meses, abril e maio, a empresa ainda vai realizar a limpeza preventiva de 26 reservatórios de água da cidade, além de três poços e duas caixas de sucção que complementam o abastecimento. A execução regular da limpeza dos reservatórios garante a qualidade da água distribuída para a população. Aproximadamente 40 mil pessoas serão beneficiadas.
No sistema de coleta e tratamento de esgoto, R$ 12 milhões foram investidos na nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória). Com capacidade para tratar 45 litros de esgoto por segundo, a estrutura já está em operação tratando o efluente gerado nos bairros Vila Sorocabana, parte do Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança e Vitória, o que equivale a 40% do esgoto gerado em todo o município.
“Vamos continuar investindo para avançar ainda mais nos serviços de água e esgoto, mas ainda precisamos do apoio da população em preservar os recursos hídricos do município e descartar o lixo e resíduos em lugares corretos. Assim, estimulamos o apoio da comunidade no consumo e uso sustentável do sistema de saneamento”, comenta Bruno Gravatá, gerente de Operações da Saneaqua.