São Roque terá semanalmente Feira Agroecológica a partir desta quinta-feira na UPD (antiga Estação Experimental), no Cambará. Horário das 8 às 12 horas
São Roque terá semanalmente, a partir desta quinta-feira (21), a Feira Agroecológica na UPD (Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura) na antiga Estação Experimental de São Roque (Avenida Três de Maio, 900 – Bairro do Cambará) no horário das 8 às 12h.
A Feira Agroecológica é um resgate de pequenos produtores rurais que aderiram ao Protocolo de Transição Agroecológica de São Roque por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Roque. O público terá a oportunidade de adquirir produtos sem o uso de pesticidas, agrotóxicos e fungicidas cultivados com manejos que trazem saúde aos consumidores e mantêm a saúde do solo.
O objetivos do produtores é restabelecer a produção com técnicas que estejam em equilíbrio com o meio ambiente, respeitando o período de produção das plantas (sazonalidade), cultivo de frutas nativas da região e retomando o cultivo de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).
Além disso, a Feira Agroecológica também vai beneficiar a economia local e dar espaço para os pequenos produtores. Haverá o contato direto do produtor com o consumidor estreitando o relacionamento de amizade.
A feira também um local de troca de experiências de cultivo, troca de mudas e sementes e de conhecimentos. A culinária ganhará espaço com a elaboração de pratos, chás, sucos e incensos.
A Feira Agroecológica de São Roque tem o apoio da Prefeitura de São Roque e da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento.
A iniciativa faz lembrar a Feira Permanente no Recinto da Fesa do Vinho criada no segundo mandato do prefeito Mário Luiz Campos de Oliveira (1983/88), onde os produtores vendiam diretamente para o consumidor.
Por outro lado, a Feira Agroecológica também movimenta a antiga Estação Experimental (Agricultura) que ocupa uma grande área em uma região que praticamente virou central.