Saiba como funciona a distribuição de água em Mairinque e as mudanças recentes da Saneaqua
Você sabe como funciona a distribuição de água de Mairinque e como ela mudou recentemente?
Desde que iniciou as operações em Mairinque-SP, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e de esgoto da cidade, implementou um grande processo de recuperação e reconstrução dos sistemas de produção e distribuição da água potável que chega na casa dos clientes.
Para que a população conheça como funciona o sistema de tratamento de água da cidade e saiba mais sobre todas as mudanças realizadas até aqui, a concessionária apresenta ações promovidas no dia a dia.
O primeiro passo para garantir a qualidade do serviço de abastecimento da cidade é a captação do recurso hídrico (água bruta) nos mananciais, sejam subterrâneos (lençóis freáticos e poços profundos) ou na superfície (rios, barragens e lagos). Em Mairinque, o sistema principal faz a captação da água bruta nas represas Fiscal e Carvalhal, bombeando o volume necessário para a ETA Cruzeiro, localizada na Avenida Professor José Pinto do Amaral, 401, no Bairro Jardim Cruzeiro.
No local, o recurso captado passa por vários processos que “transformam” a água bruta em água potável, plenamente adequada ao consumo humano.
No processo, elementos sólidos como areia e pedras, conhecidos como partículas em suspensão, são retiradas da água captada. Além disso, é durante o tratamento que ocorre a eliminação de vírus, bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças. Para isso, são aplicados alguns procedimentos, conforme as características da água captada.
Veja algumas etapas do processo realizado na Estação de Tratamento de Água de Mairinque: Coagulação: adição e mistura de coagulante na água captada para facilitar a floculação. Esse produto permite que as pequenas partículas da água possam se agrupar;
Floculação: é o agrupamento dos coágulos, onde se juntam as impurezas da água bruta, formando flocos, que são mais pesados do que as partículas dissolvidas;
Decantação: deposição dos flocos por ação da gravidade, levando as impurezas para o fundo dos tanques;
Filtração: processo em que a água passa através de substâncias porosas (areia, seixo e antracito), capazes de reter os menores flocos, impurezas e protozoários;
Fluoretação: adição de fluoretos na água – esse processo permite a redução da cárie dentária infantil em até 65% (conforme determina a legislação vigente);
Cloração: a adição de cloro na água promove o processo de desinfecção, assegurando a eliminação de micro-organismos patogênicos (conforme determina a legislação vigente).
A ETA Cruzeiro é do tipo convencional e é considerada o “coração” do sistema de abastecimento da cidade. Em 2017, a concessionária iniciou um trabalho extenso de recuperação da infraestrutura, garantindo a ampliação e segurança do processo de tratamento de água.
“O trabalho de recuperação da ETA foi desafiador, pois se tratou de uma reforma completa em todos os processos do tratamento, sem a possibilidade de interrupção do trabalho por completo. A reforma foi possível com muito planejamento. Além disso, como a ETA conta com módulos individuais, o planejamento foi essencial para garantir que as obras pudessem ser realizadas concomitantemente com a operação, parando metade do processo e continuando a produção de água na outra metade”, comenta Rodrigo Dias, Diretor Operacional da Saneaqua em Mairinque.
Ao longo das etapas de tratamento, a água passa por inúmeras análises laboratoriais e testes de padrões de qualidade. Tudo isso para garantir a potabilidade para que depois seja transportada até os reservatórios, de onde será distribuída até a casa dos clientes por meio das estações elevatórias e adutoras — redes de distribuição que levam a água até as casas.