NOTÍCIAS

Renato Martins Costa assume a presidência do Tribunal de Contas pela quarta vez

 

Em votação unânime, o Conselheiro Renato Martins Costa foi eleito na quarta-feira (13) presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Integrante da corte desde 1994, ocupará o cargo pela quarta vez. Antonio Roque Citadini será o vice-presidente e Edgard Camargo Rodrigues comandará a Corregedoria. A diretoria, com mandato de um ano, tomará posse no início de fevereiro.

Em seu discurso, Costa também elogiou a mudança no perfil dos órgãos de controle externo.

Antonio Roque Citadini (vice-presidente), Renato Martins Costa (presidente) e Edgard Camargo Rodrigues (Corregedoria)

“A parte mais importante de nosso trabalho é levar toda a orientação, informação, todo o cuidado para que os jurisdicionados não errem, para que se minimize a possibilidade de erro”, afirmou. “E o balanço social da atividade do TCESP é extremamente positivo porque melhoramos a qualidade de vida do cidadão de São Paulo”, completou.

Participaram da votação o presidente Sidney Beraldo e os conselheiros Antonio Roque Citadini, Edgard Camargo Rodrigues, Renato Martins Costa, Cristiana de Castro Moraes e Dimas Eduardo Ramalho.

 

 

HISTÓRIA

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Renato Martins Costa ingressou na Tribunal de Contas paulista em 25 de abril de 1994. Prestes a completar 49 anos no serviço público (24 deles apenas no TCESP), assumirá a Presidência do órgão pela quarta vez. Anteriormente, ocupou o cargo em 1997, 2004 e 2012.

Indicado para compor o colegiado como representante do Ministério Público do Estado de São Paulo (conforme o determinado no Projeto de Decreto Legislativo nº 8, de 1994), Renato Martins Costa foi nomeado Conselheiro em Decreto de 20 de abril de 1994, de autoria do então Governador Luiz Antonio Fleury Filho.

CURRÍCULO

Natural de Santos, Costa cursou a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde se formou Tenente.

Em 1979, iniciou carreira no Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) depois de ter se classificado em primeiro lugar no concurso público de provas e títulos.

Na instituição, atuou como Promotor de Justiça em diversas comarcas do interior e capital. Nomeado Procurador de Justiça em 1991, foi Assessor do Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo.

Exerceu ainda as funções de Secretário do Governo (1994) e de Secretário de Estado Adjunto da Secretaria de Defesa do Consumidor (1987/1988). Também presidiu a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) no biênio 1990/1992 e o Conselho Fiscal da Confederação Nacional do Ministério Público (CONAMP) em 1994.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *