Projeto de Rafael Marreiro que propõe suspensão do reajuste da passagem de ônibus recebe parecer contrário. Entrevista com Marreiro e Niltinho Bastos
O projeto de decreto legislativo do vereador Rafael Marreiro que suspende o decreto do prefeito Claudio Góes, que autorizou o aumento da passagem de ônibus na linhas municipais para R$ 4,20, recebeu parecer contrário da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação que se reuniu nesta quinta-feira à tarde na Câmara de São Roque.
A comissão que se reúne toda quinta-feira é composta por Cabo Jean (presidente), Israel Toco (vice) e Alacir Raysel.
Pela proposta de Marreiro, além de suspender os efeitos do decreto, o reajuste na tarifa poderá ocorrer somente a partir de janeiro do próximo ano.
A nova tarifa passou a ser cobrada na segunda-feira (3) com reajuste de 16%. A tarifa municipal era de R$ 3,60 e não sofria aumento desde setembro de 2015.
Para que o projeto pssa ser votado em plenário é preciso que o parecer contrário seja derrubado na votação que ocorrerá na próxima segunda-feira (17), às 14 horas.
O presidente da Câmara Niltinho Bastos antecipou ao blog que o parecer estará na pauta da próxima sessão.
Caso o veto seja mantido, o projeto torna-se sem efeito e será arquivado. Se o veto for derrubado, Niltinho também confirmou que o projeto será votado na próxima sessão dia 24 de setembro.
O presidente Niltinho Bastos aproveitou para desmentir informação que circula nas redes sociais dando conta que o projeto será votado na próxima segunda-feira.
Deixou bem claro que na próxima sessão será discutido e votado somente o parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Destacou mais uma vez que a sua presidência é marcada pela “celeridade” na tramitação de projetos. Por isso, antecipou como montará a pauta de trabalho.
Nesta quinta-feira, o vereador Rafael Marreiro participou ao vivo do programa Linha Aberta com transmissão ao vivo no Facebook e falou dos motivos que o levaram a tomar tal iniciativa.
ENTREVISTA DE RAFAEL MARREIRO AO LINHA ABERTA
Marreiro antecipou que nesta sexta-feira, às 10 horas, está prevista no plenário da Câmara de São Roque uma reunião entre os representantes da Prefeitura e da empresa Mirage, que assumiu o transporte público no final de junho em substituição à Viação São Roque.
O encontro é aberto ao público e foi convocado pela Comissão Permanente de Obras e Serviços formada pelos vereadores Etelvino Nogueira (presidente), Rafael Marreiro (vice) e Rafael Tanzi (secretário), mas também poderá contar com a participação de outros vereadores.
O presidente Niltinho Bastos também foi ouvido no programa Linha Aberta e disse que sente a possibilidade de um acordo na reunião. Não descarta, inclusive, a possibilidade da redução da tarifa.
ENTREVISTA DE NILTINHO BASTOS AO LINHA ABERTA
Na justificativa do projeto de decreto legislativo, Marreiro citou que “a cada vez que a tarifa sobe aumenta o número de pessoas excluídas do transporte coletivo. Entre a população e a cidade (que a população mesmo faz funcionar) existe uma catraca que cobra cada vez mais caro.”
“É certo que ninguém é contra uma cobrança justa pela passagem de ônibus. No entanto, a empresa Mirage assumiu a concessão do transporte coletivo há dois meses e o município já está sendo onerado com o aumento do custo da passagem”, destacou Marreiro.
PROGRAMA LINHA ABERTA NA ÍNTEGRA