Programação de hoje do Festival de Teatro Estudantil Vasco Barioni na Brasital
Confira a programação desta quarta-feira (9), segunda dia do VII Festival de Teatro Estudantil Vasco Barioni que prossegue até amanhã no Centro Cultural Brasil.
O evento é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, através do Departamento de Educação; com apoio dos grupos de teatro e seus professores; e da Divisão de Cultura da Prefeitura da Estância Turística de São Roque.
Quarta-feira (9 de novembro)
14:00 – Apresentações – Sala Multiuso
- “O Compadre da Morte” – EMEF Tetsu Chinone – Direção Regina Figueiredo
A EMEF Tetsu Chinone do Bairro Paisagem Colonial, que tradicionalmente participa do Festival, traz a peça “O Compadre da Morte”. O compadre convida a morte para batizar seu filho que vai nascer, a morte, o presenteia tornando rico e famoso, como médico. Mas o mesmo deve seguir as regras estipuladas pela morte. O compadre, por sua vez, contrariando a morte, defini como seguirá as regras, enganando-a.
- “Num Vale Encantado” – Grupo de Teatro da EMEF Profa. Iracema Villaça – Direção Amanda Sobral
Participando pela terceira vez do Festival o grupo de Teatro da EMEF Iracema Villaça apresenta a peça “Num Vale Encantado”. Em um vale encantado há um rei muito amoroso, mas muito amoro mesmo, que permite ao povo trabalhar numa mina de ouro que abastece a todos, principalmente o seu bolso. Esta história começa a mudar quando alguém ousa desafiar o modo de vida de todos no vale.
16:00 – Troca de Experiências – Sala Multiuso
- Exibição do documentário “O que é Cenografia” de Daniela Campos
O documentário é resultado de um projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, explorando um tema pouco debatido, mas fundamental na produção artística. Apresenta a fala de especialistas e também o trabalho desenvolvido com escolas municipais, entre elas a EMEF Tetsu Chinone (Paisagem Colonial), cujo trabalho contribuiu com as produções apresentadas este ano pela EMEF neste Festival.
Roda de conversa entre os participantes sobre o documentário e o teatro estudantil
19:00 – Apresentações – Entrada da Brasital e Sala Multiuso
“O Poeta e o Cavaleiro” – Oficina de Teatro do Colégio São Roque – Direção Carolina Villaça
A Oficina de Teatro do Colégio São Roque é um projeto que visa a vivência das artes cênicas, complementando a visão educacional em que valores como disciplina, cidadania e desenvolvimento humano são diretamente trabalhados. A partir desses valores, o Colégio participou de todas as edições do Festival de Teatro Estudantil Vasco Barioni reconhecendo sua importância tanto para os alunos diretamente envolvidos no processo quanto para toda a sociedade são-roquense.
O trabalho apresentado em 2016 da Oficina de Teatro do Colégio São Roque para o Festival Estudantil Vasco Barioni é uma adaptação de Marcos Noggerini para o livro “O Poeta e o Cavaleiro” de Pedro Bandeira.
Certo dia, em Findomundo, acontece um grande estrondo vindo do Morro do Saboó. Assustados, os moradores da cidade não sabem como agir. Eis que chega um corajoso cavaleiro e os convence de que o estrondo, na verdade é um perigoso dragão que deve ser exterminado!
- “Linhas de Fuga” – Cia e Eros – Direção Lisa Camargo e Lélis Andrade
Criada em janeiro de 2010, nas dependências da Brasital, em convivência direta com a pesquisa, processos arte/educativos e a produção de espetáculos, a Cia de Eros desenvolve atividades que inclui entretenimento e investigação estética, propondo a prática teatral como meio de comunicação e formação de público na cidade de São Roque.
Em “Linhas de Fuga” a Cia faz uma leitura político/poética do Hino Nacional. Diz “sim” ao corpo-em-arte em resistência e, ao mesmo tempo, diz “não” ao corpo inativo, estratificado, disciplinado, passivo, buscando colocar esse corpo engessado em movimento criativo, em linhas de fuga de inventividade.