NOTÍCIAS

Programação de hoje do Festival de Teatro Estudantil Vasco Barioni na Brasital

Confira a programação desta quarta-feira (9), segunda dia do VII Festival de Teatro Estudantil Vasco Barioni que prossegue até amanhã no Centro Cultural Brasil.

O evento é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, através do Departamento de Educação; com apoio dos grupos de teatro e seus professores; e da Divisão de Cultura da Prefeitura da Estância Turística de São Roque.

Quarta-feira (9 de novembro)

14:00 – Apresentações – Sala Multiuso

  • “O Compadre da Morte” – EMEF Tetsu Chinone – Direção Regina Figueiredo

A EMEF Tetsu Chinone do Bairro Paisagem Colonial, que tradicionalmente participa do Festival, traz a peça “O Compadre da Morte”. O compadre convida a morte para batizar seu filho que vai nascer, a morte, o presenteia tornando rico e famoso, como médico. Mas o mesmo deve seguir as regras estipuladas pela morte. O compadre, por sua vez, contrariando a morte, defini como seguirá as regras, enganando-a.

 

  • “Num Vale Encantado” – Grupo de Teatro da EMEF Profa. Iracema Villaça – Direção Amanda Sobral

Participando pela terceira vez do Festival o grupo de Teatro da EMEF Iracema Villaça apresenta a peça “Num Vale Encantado”. Em um vale encantado há um rei muito amoroso, mas muito amoro mesmo, que permite ao povo trabalhar numa mina de ouro que abastece a todos, principalmente o seu bolso. Esta história começa a mudar quando alguém ousa desafiar o modo de vida de todos no vale.

16:00 – Troca de Experiências – Sala Multiuso

  • Exibição do documentário “O que é Cenografia” de Daniela Campos

O documentário é resultado de um projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, explorando um tema pouco debatido, mas fundamental na produção artística. Apresenta a fala de especialistas e também o trabalho desenvolvido com escolas municipais, entre elas a EMEF Tetsu Chinone (Paisagem Colonial), cujo trabalho contribuiu com as produções apresentadas este ano pela EMEF neste Festival.
Roda de conversa entre os participantes sobre o documentário e o teatro estudantil

19:00 – Apresentações – Entrada da Brasital e Sala Multiuso


  • “O Poeta e o Cavaleiro” – Oficina de Teatro do Colégio São Roque – Direção Carolina Villaça

A Oficina de Teatro do Colégio São Roque é um projeto que visa a vivência das artes cênicas, complementando a visão educacional em que valores como disciplina, cidadania e desenvolvimento humano são diretamente trabalhados. A partir desses valores, o Colégio participou de todas as edições do Festival de Teatro Estudantil Vasco Barioni reconhecendo sua importância tanto para os alunos diretamente envolvidos no processo quanto para toda a sociedade são-roquense.

O trabalho apresentado em 2016 da Oficina de Teatro do Colégio São Roque para o Festival Estudantil Vasco Barioni é uma adaptação de Marcos Noggerini para o livro “O Poeta e o Cavaleiro” de Pedro Bandeira.

Certo dia, em Findomundo, acontece um grande estrondo vindo do Morro do Saboó. Assustados, os moradores da cidade não sabem como agir. Eis que chega um corajoso cavaleiro e os convence de que o estrondo, na verdade é um perigoso dragão que deve ser exterminado!

  • “Linhas de Fuga” – Cia e Eros – Direção Lisa Camargo e Lélis Andrade

Criada em janeiro de 2010, nas dependências da Brasital, em convivência direta com a pesquisa, processos arte/educativos e a produção de espetáculos, a Cia de Eros desenvolve atividades que inclui entretenimento e investigação estética, propondo a prática teatral como meio de comunicação e formação de público na cidade de São Roque.

Em “Linhas de Fuga” a Cia faz uma leitura político/poética do Hino Nacional. Diz “sim” ao corpo-em-arte em resistência e, ao mesmo tempo, diz “não” ao corpo inativo, estratificado, disciplinado, passivo, buscando colocar esse corpo engessado em movimento criativo, em linhas de fuga de inventividade.

 

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *