Prefeitura decreta requisição administrativa da Santa Casa de S. Roque. Andrea Rodrigues será a administradora.
Leia nota oficial da Prefeitura. Em breve mais informações.
Prefeito de São Roque, Claudio Góes, decretou requisição administrativa da Santa Casa. A administração será por meio de “cogestão”.
O prefeito Claudio Góes assinou, na tarde desta segunda-feira (03/12), o decreto nº 8928 determinando a requisição administrativa da Santa Casa pela Prefeitura de São Roque.
A medida visa a implantação de um plano de recuperação financeiro-operacional e da reforma estatutária da entidade a fim de torná-la Organização Social (OS), bem como assegurar a continuidade e melhoria da prestação de serviços públicos à população.
A requisição foi decidida, consensualmente, entre Irmandade e Prefeitura.
A administração deve ser feita mediante sistema de “cogestão”, onde o Executivo assume a estrutura, serviços e operações do hospital, por meio de um administrador interino, comissão gestora e comissão fiscalizadora.
Com o Decreto, a atividade da provedoria fica suspensa, todavia, o ambiente estabelecido entre as partes permite a participação consensual da Irmandade.
A administradora indicada pela Prefeitura é Andréa Rodrigues, que deixa a direção do Departamento de Saúde para assumir o cargo.
No seu lugar fica a servidora pública Daniela Groke, que ocupava o cargo de chefe da Divisão de Saúde.
O prefeito também expediu uma portaria da comissão gestora, formada por 6 integrantes, a saber: Eliam Bianchi (Chumbinho), Marcos Villaça, Efaneu Nolasco Godinho, Eduardo Stefano Filho, Itacir Ribeiro Lopes e Rubens Prado. A equipe inicia os trabalhos amanhã (05).
O prefeito Claudio Góes destaca que, neste momento, a requisição administrativa é essencial.
“Logo que assumi o governo, revogamos a intervenção administrativa da gestão passada e, devolvemos a administração para a Provedoria da Santa Casa. Houve melhora no serviço”.
“Porém, em dois anos de mandato, a entidade atravessa um período complicado, principalmente em decorrência de problemas advindos da última intervenção”.
“A Prefeitura vem fazendo o possível para auxiliar, seja com o rigoroso repasse mensal de 1,5 milhão e suplementações ao longo do ano, seja na busca de alternativas para minimizar as dificuldades”
“Recentemente contratamos uma consultoria especializada que, analisando a relação entre o Poder Público e a Irmandade, apontou para a administração conjunta, um modelo de gestão que tem dado resultado em outros municípios”.
“Estamos muito confiantes que essa medida também trará bons resultados à Santa Casa, sobretudo porque estamos podendo contar com pessoas idôneas e íntegras que não medirão esforços para que esta entidade centenária, de 146 anos, não feche as portas”, encerra o comunicado.
A requisição tem prazo de 180 dias, podendo ser prorrogada.