Plano Verão Saneaqua. Concessionária inicia construção e interligação de mais um novo poço no bairro Dona Catarina, em Mairinque
A Saneaqua, concessionária responsável pelos Serviços Públicos de Abastecimento de Água Potável e de Coleta e Tratamento de Esgotos em Mairinque, iniciou nesta semana a obra de perfuração de um novo poço de captação de água no bairro Dona Catarina.
O Sistema de Produção de Água Potável da cidade passará a ter o total de 18 poços, além da Estação de Tratamento de Água Potável do Jardim Cruzeiro.
As atividades para mais este novo poço fazem parte do Plano Verão da Concessionária, com planejamento de ações para garantir o abastecimento regular de água na cidade durante os períodos mais quentes do ano.
Além do novo poço, serão mais 4 mil metros de redes de água colocados em operação, garantindo aumento do volume de 6 milhões de litros de água potável por mês para a região, um marco para a cidade e para os moradores.
Atualmente, Mairinque é abastecida por dois mananciais (Fiscal e Carvalhal) que juntos com os demais poços produzem diariamente mais de 9 milhões de litros de água para atender a população do município.
O novo poço tem a estimativa de vazão de 10 mil litros por hora, o que permitirá dobrar a oferta de água no bairro. O início da obra acontece após estudos que indicaram o ponto exato de captação, para aumentar a distribuição e atender a demanda.
A região conhecida por abrigar diversas chácaras recebe um volume maior de pessoas nos imóveis durante o verão, o que ocasiona um aumento do consumo, ultrapassando a capacidade dos poços que abastecem o local.
“A expectativa da Saneaqua é melhorar a oferta de água na região e trazer regularidade para o sistema de abastecimento do bairro Dona Catarina nos próximos anos”, explica Bruno Gravatá, líder operacional da Saneaqua.
A previsão é que a obra seja concluída em novembro deste ano. Para a Saneaqua, as ações e investimentos são contínuos. “Nosso propósito é transformar a vida das pessoas levando saneamento para além do básico. Isso inclui não só elevar os indicadores, mas proporcionar à população bem-estar e qualidade de vida”, reforça Bruno.