NOTÍCIAS

Padre Omar dos Reis de Araçariguama é afastado pela Diocese de Osasco após denúncia de importunação sexual

Padre Omar afastado da Paróquia de Nossa Senhora da Penha após acusação de importunação sexual. Foto Portal N

A Diocese de Osasco afastou cautelarmente o padre Omar dos Reis, pároco de Araçariguama, depois de ser denunciado por importunação sexual, informaram os portais Mundo N e G1. O padre nega as acusações.

A Polícia Civil relatou o caso à Justiça no fim de janeiro depois de ouvir o pároco, uma jovem e duas adolescentes

Segundo o G1 apurou, uma jovem disse no depoimento à polícia que no fim do ano passado trabalhou na igreja e houve comportamento agressivo do padre Omar dos Reis contra coroinhas adolescentes, e ministros. O padre a teria puxado pelo braço.

O investigado teria acariciado o braço da vítima e tentado beijá-la. A jovem também afirmou que em outra oportunidade, quando lavava a louça, o padre chegou por trás acariciando a barriga dela.

A jovem também contou que o padre Omar já a pegou pelo cabelo, cheirou e ainda afirmou que não queria que ela ficasse bonita para outros homens. Com isso, após várias situações, decidiu se afastar do trabalho.

O inquérito foi relatado à Justiça na sexta-feira (2 de fevereiro) e aguarda manifestação do Ministério Público.

Em nota, a Diocese de Osasco disse que “pode se manifestar porque não há dados conclusivos”.

Ao G1, o padre Omar negou as denúncias e afirmou que são acusações infundadas.

“Não as cometi. De modo que a interpretação de quem está denunciando talvez tenha outro propósito. Mas da minha parte eu estou consciente que nada fiz daquilo que está sendo acusado, de modo que eu estava há pouco tempo na paróquia e a gente teve a oportunidade, principalmente nesse tempo de pandemia, de tentar, em primeiro lugar, ressaltar o valor da religiosidade”, afirmou.

O portal Mundo N postou que as adolescentes apresentaram mensagens eletrônicas enviadas pelo padre. Elas salvaram os textos que fazem parte da denúncia.

PÁROCO DE ARAÇARIGUAMA HÁ UM ANO

Padre Omar, 51 anos, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Penha (Araçariguama) em fevereiro de 2020. Foto divulgação Mundo N

O padre Luiz Omar Batista dos Reis, 51 anos, foi ordenado em 22 de novembro de 1998 e assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Araçariguama, em fevereiro do ano passado. Antes era o pároco da Paróquia de São Pedro, em Carapicuíba. Substituiu o padre Eduardo de Souza Sobrinho, transferido para a Paróquia São José Operário (Osasco).

Na oportunidade,  a Gazeta de Araçariguama informou que o padre Osmar tem se destacado junto à Pastoral Afro-brasileira da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), onde é assessor eclesiástico diocesano e tesoureiro da PAB Nacional.

“Nela são realizada ações em prol de políticas públicas quanto à saúde do povo negro junto aos conselhos de saúde de cada município. O fortalecimento para lutarmos contra o racismo, intolerância religiosa e a valorização da cultura e dos espaços celebrativos entorno da Palavra de Deus”, dizia o texto de apresentação.

Enquanto, a Diocese de Osasco não designa um novo pároco para Araçariguama, o padre Alexandre Silles, da Igreja de São José de Mairinque, deverá assumir alguns horários de missa.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *