FALECIMENTOSGALERIANOTÍCIAS

Nota de falecimento. João Paulo de Oliveira, 69 anos. Ex-vice prefeito, vereador e presidente da Câmara de São Roque

João Paulo de Oliveira faleceu aos 69 anos. Vereador por 5 mandatos foi presidente da Câmara (1991/92) e vice-prefeito de São Roque (2013/16)

Faleceu neste sábado, 25 de março, João Paulo de Oliveira, 69 anos, ex-vice-prefeito de São Roque (2013/16), vereador por cinco mandatos e presidente da Câmara de São Roque (1991/92), Enfrentava uma luta contra o câncer, recentemente passou por uma cirurgia, mas devido a complicações em sua saúde não resistiu.

O corpo está no Velório Municipal e o sepultamento será, às 17h, no Cemitério da Paz, em São Roque.

JOÃO PAULO DE OLIVEIRA NO PROGRAMA LINHA ABERTA – 2019

JOÃO PAULO LEMBRA A PRIMEIRA LINHA DE ÕNIBUS NA VILA NOVA SÃO ROQUE

BIOGRAFIA COM INFORMAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO ROQUE

Nascido em Laranja (MG) em 12 de agosto de 1952, filho do Normindo de Oliveira e e Zulmira. Aos 9 anos, como era costume, João Paulo foi trabalhar na roça para ajudar a família. Aos 17 anos, cheio de sonhos, influenciado pela aura da Cidade Maravilhosa, encheu-se de coragem e partiu para o Rio de Janeiro, onde acabou se alistando e servindo à Pátria no 8º Grupo de Artilharia de Costa Motorizada (Forte do Leblon). Saiu na primeira baixa com Certificado de 1ª Categoria.

Concluído o Serviço Militar foi trabalhar com frentista em um posto de combustível em Copacabana. No Rio de Janeiro, conheceu Ordália (Dáia) com quem se casaria.

Dáia acompanhou a família e veio para São Roque. João Paulo veio em seguida, um mês depois. Os primeiros anos foram de imensas dificuldades.

Nos primeiros dias, um amigo o convidou para uma festa em São Paulo. Foi roubado, perdeu tudo, dinheiro e documentos. Ficou só com a roupa do corpo, num lugar em que ainda lhe era estranho em quase tudo. Sem documentos, dinheiro ou emprego, restou agarrar-se à fé em Deus, que nunca abandonou.

Em 1974, como não encontrava emprego, aceitou trabalhar como servente de pedreiro na construção da Cargill (Mairinque), onde procurou aprender a profissão.

Em seguida, trabalhou pedreiro e carpinteiro na construção da fábrica da “Takara-Belmonte” também em Mairinque. Colaborou na construção da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Brasília (Marmeleiro), pela Construtora Cerrone. Depois seguiu para Cambuci (Penalty) como mestre-de-obra por mais de 10 anos.

Em 1976 construiu sua primeira casa em um lote adquirido a prestações, na Rua Guararema, na Vila Nova São Roque. Mais tarde, em um outro lote na mesma rua, construiu a casa onde morou com Dáia e seus três filhos: Alex, Ana Paula e Jonir.

CONQUISTAS NA VILA NOVA E A POLÍTICA

Enquanto construía sua vida, não deixava de se preocupar com o próximo. Há mais de dez anos vinha participando do movimento religioso da Vila Nova. Apoiado pelos vizinhos e moradores participou da criação da Sociedade Amigos do Bairro da Vila Nova São Roque e Jardim Marieta, da qual é sócio-fundador e primeiro presidente. A Vila encontrava-se em estado lastimável. Saiu numa luta sem tréguas, reivindicando as melhorias pelas quais ansiava a região.

Incentivado por amigos e vizinhos, aceitou o convite para se candidatar a vereador em 1988 pelo PTB apoiando para prefeito José Antonio Sanches Dias. Teve a honra de receber 437 votos, sendo o mais bem votado da legenda e o segundo no geral.

Nessa época, também se manteve como construtor e microempresário, membro da comunidade católica da Vila Nova São Roque e segundo secretário da Sociedade Amigos de Bairros, além de ter sido presidente do Esporte Clube da Vila Nova.

Sempre leal aos companheiros de luta, jamais negociou suas posições, batalhando com firmeza junto ao Executivo a fim de obter obras, serviços e melhoramentos justos e voltados para o interesse coletivo, com a comunidade sempre em primeiro lugar.

Suas conquistas foram nas mais diversas áreas e bairros como transporte público, rede de esgoto, sinalizações, conservação de vias públicas, pavimentações, saúde, iluminação pública, esportes e lazer, atendendo a Vila Nova, Jardim Marieta, Quinta dos Teixeiras, Jardim Conceição, Centro, Goianã, Vila São Rafael, Marmeleiro, Gabriel Piza, Jardim Brasília, Jardim Boa Vista, entre outras localidades.

Duas conquistas especiais foram levar o transporte público para o Saboó e Carmo. Esta última rendeu uma homenagem por parte do vereador Etelvino Nogueira, então presidente da associação de bairro.

Garantiu o reconhecimento da população confirmado na longa carreira política com cinco mandatos de vereador e a eleição de vice-prefeito. Nos anos 90, candidatou-se a deputado estadual.

– 1989 a 1992 (sendo o mais votado da legenda e o segundo mais votado do município),

– 1993 a 1996 (em que foi o mais bem votado, com 707 votos);

– 1996 – Foi candidato a vice-prefeito de Abel de Almeida. Eleição vencida por Efaneu Nolasco Godinho

–  2001 a 2004 (em que foi o segundo vereador mais votado, com 934 votos)

–  2005 a 2008 (com 1242 votos)

– 2009 a 2012 (com 1121)

João Paulo ocupou a presidência da Câmara Municipal de São Roque (1991/92). Em 2012, elegeu-se vice-prefeito na chapa com Daniel de Oliveira Costa (Daniel da Padaria) com quem rompeu politicamente durante o mandato.

Em 2016, mais uma eleição como candidato a vice-prefeito. Desta vez, dobradinha com Marquinhos Chula que terminou a disputa em segundo lugar.

Na última disputa eleitoral (2020), João Paulo não conseguiu se eleger vereador. Obteve 263 votos sendo o 32º no geral.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *