Nota de falecimento. Elias Antonio José, 89 anos, proprietário do Shopping Sorocaba

Elias Antonio José faleceu aos 89 anos

O empresário Elias Antonio José, 89 anos, faleceu neste sábado (29 de janeiro), em Sorocaba. “Um dos homens mais importantes da história recente de Sorocaba, grande incentivador e visionário. Dono do Shopping Sorocaba (o terceiro shopping do Brasil e o primeiro da cidade inaugurado em 19 de março de 1981) e do Shopping Regional (atual Panorâmico), além de outros empreendimentos. Os dois primeiros shoppings do Brasil foram em São Paulo: Iguatemi (1966) e Ibirapuera (1976).

Nascido em 15 de julho de 1932, era filho de Antonio José e Salima Salum José e teve 15 irmãos. O Salima’s Hotel Park é uma homenagem à mãe. Deixa o filho Fernando e o velório será neste domingo (30), das 8 às 12 horas, no Pax.

Em 2011, quando o Shopping Sorocaba completou 30 anos, o Cruzeiro do Sul publicou uma entrevista com Elias que comentou a iniciativa depois que ganhar dinheiro vendendo tecido para a família Scarpa (Tecelagem Nossa Senhora da Ponte).

“Ganhei uma boa comissão, coloquei mais dinheiro e assim comprei o Peladão dos Scarpa, onde está o Sorocaba Shopping”, disse. Cerca de 6 mil metros do terreno foram doados à prefeitura para a abertura da Avenida Afonso Vergueiro.

“Eu tinha uma loja no centro e vi o Ibirapuera sendo construído, resolvi arriscar e decidi construir o meu shopping. No começo, usei apenas 30 mil metros quadrados da área, pois achava que dava. Depois a coisa foi crescendo tanto que tive de ir ampliando”, disse Elias José ao jornal.

Elias na inauguração do Shopping Regional (27 de abril de 1990, atual Panorâmico), na Rodovia Raposo Tavares, km 99
Vander Luiz

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *