GALERIANOTÍCIAS

Live “Amigos da Rádio Globo” iniciativa do jornalista Anderson Cheni. Emissora paulistana sai do ar após 68 anos; frequência AM 1.100 KHz já não era utilizada

DEPOIMENTOS DE PROFISSIONAIS QUE TRABALHARAM NA RÁDIO GLOBO SÃO PAULO

Acompanhe a live do “Amigos da Rádio Globo” organizada pelo jornalista Anderson Cheni que marca o encerramento das atividades da Rádio Globo em São Paulo, neste domingo 31 de maio de 2020.

Após 68 anos no ar, a Rádio Globo encerra a transmissão no FM 94,1 MHz. A tradicional frequência no AM 1.100 KHz está fora do ar desde janeiro de 2019.

A iniciativa de Cheni reúne mais de cinquenta profissionais que trabalharam na Rádio Globo São Paulo.
A emissora foi fundada em 1952 com o nome de Rádio Nacional. Na década de 70, virou Globo/Nacional e alguns anos depois se consolidou como Rádio Globo.

Essa tem sido uma tendência no rádio brasileiro, várias emissoras desativaram o transmissor AM que tem uma qualidade de som inferior a transmissão estéreo do FM.

Algumas seguem na nova frequência, outras simplesmente desligaram o transmissor e desapareceram deixando saudades. Parte delas realiza a transmissão somente por meio da internet. Outras nem isso.

Nas últimas décadas foram longas as discussões sobre o AM estéreo e a transferência para faixa de FM. A demora e os elevados custos travaram a chamada revolução do rádio AM.

Os tempos são outros. Veio a transmissão pela internet, as rádios onlines que não precisam da tão complicada concessão para novos canais.

O rádio ganhou imagem, mas tem dificuldades para manter a “imagem” que o consagrou com os grande comunicadores, a emoção do esporte e agilidade na prestação de serviço e no jornalismo.

Novos tempos. O jornal impresso passa pelo mesmo processo.

Live organizada pelo jornalista Anderson Cheni que trabalhou na Rádio Globo

ANTIGA RÁDIO UNIVERSAL DE SÃO ROQUE TAMBÉM SAIU DO AR

Na nossa São Roque, a antiga Rádio Universal (1.460 KHz), onde comecei a minha carreira em 1983, também encerrou as atividades em 29 de março de 2020.

Na verdade, a Rádio Universal perdeu a essência de uma emissora da cidade no início dos anos 2000, quando virou a Rádio Imaculada Conceição. Mudou a frequência para 1.430 KHz, aumentou a potência e mudou o transmissor para o distrito de São João Novo.

Passou a ter outros objetivos e simplesmente deu as costas para São Roque e região.

RADIALISTA GIL ORTIZ REGISTRA O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DA RÁDIO IMACULADA CONCEIÇÃO

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *