COVIDNOTÍCIAS

Em São Roque, lojas autorizadas pelo novo decreto poderão abrir das 10 às 14 horas a partir de segunda-feira com limitação de 20% de ocupação

Flexibilização: Chefe de Gabinete, Marcelo Marques, anuncia medidas do novo decreto

A Prefeitura de São Roque anunciou, neste sábado (30), o novo decreto municipal que estabelece a partir de segunda-feira (1º de junho) o funcionamento das lojas e serviços que fazem parte da Fase Laranja do Plano São Paulo da flexibilização da quarentena por conta da pandemia de coronavírus.

O decreto vai ser publicado neste domingo (31) pelo prefeito Claudio Góes, mas o chefe de gabinete, Marcelo Marques, adiantou os principais pontos em uma live no início da noite de hoje.

A partir de segunda-feira poderão funcionar de forma controlada e com restrições o comércio varejista, imobiliárias, concessionárias (veículos e motos) e escritório em geral.

Shoppings, galerias e centros comerciais poderão abrir, mas sem o funcionamento das praças de alimentação.

O horário de atendimento será de segunda a sábado com apenas 4 horas diárias, das 10 às 14h, com capacidade máxima de 20% de ocupação das lojas. Os estabelecimentos com estacionamento próprio deverão limitar o uso de vagas em 20%.

Apesar da limitação de horário, fora desse período de quatro horas as lojas poderão atender nos sistemas delivery e drive-thru.

No pronunciamento, o chefe de gabinete, Marcelo Marques, disse que também estão autorizados a funcionar auto-escolas e pesqueiros.

“As auto-escolas não poderão realizar aulas e exames e o Detran está fechado, mas poderão atender e realizar outros serviços. Os pesqueiros estão autorizados porque desempenham uma atividade comercial de venda de peixe para os frequentadores, mas nesses locais devem permanecer fechados bares, restaurantes e lanchonetes”, disse Marcelo.

O chefe de gabinete recomendou que comerciantes e consumidores cumpram as regras de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel para que a flexibilização possa ocorrer com segurança dentro de um menor prazo possível.

“Precisamos lembrar de três palavras que começam com a letra ‘c’: cautela, consciência e compromisso. Seguem valendo as determinações anteriores para que São Roque possa mudar de classificação”, recomendou.

O Governo do Estado irá realizar avaliações semanais do número de casos, leitos e óbitos. A cada quinzena será feita uma nova avaliação para possíveis evoluções de fase ou de retrocesso caso ocorra o aumento do número de casos.

POUSADAS E IGREJAS

Marcelo Marques anunciou que as pousadas estão autorizadas a funcionar a partir de segunda-feira da mesma forma que os hotéis vinham operando. Capacidade máxima de 40%, somente e somente para hóspedes em atividade comercial, sem a hospedagem de turistas e sem a permissão de uso de áreas de lazer, piscinas, bares e restaurantes.

A Prefeitura de São Roque informou que a partir da próxima semana vai iniciar estudos para a possibilidade de abertura de igrejas e templos religiosos.

Iniciará também estudos para definir como será volta dos servidores municipais.

KIT MERENDA E TRANSPORTE PÚBLICO

Na segunda-feira, será aberto processo licitatório para compra dos “kit merenda” para atender os alunos da rede municipal (creche, ensino infantil e fundamental), como ocorreu no mês passado quando foram distribuídos  beneficiados mais de 12 mil alunos.

A Mirage Transporte será notificada para disponibilizar o aumento da frota e de horários.

PONTOS EM DESTAQUE

– O novo decreto que será publicado neste domingo manterá a quarentena em São Roque até 15 de junho, mas passa atender recomendações do Plano São Paulo.

– São Roque e as demais cidades da região de Sorocaba estão classificadas na Fase Laranja, a primeira acima da Fase Vermelha que mantém as restrições iniciais e o funcionamento somente de atividades essenciais.

– Caso avance para a Fase Amarela o funcionamento do comércio passa a ser de 6 horas e novos estabelecimentos poderão ser reabertos.

– Estabelecimentos classificados como essências permanecem com a mesma forma de funcionamento e de horário que vinham operando.

– bares, restaurante, lanchonete e similares, salões de beleza, academias, teatros, cinemas, parques, espaços para atividades de lazer e esportiva continuam sem autorização de abertura.

– Estabelecimentos considerados essenciais e os autorizados a partir de segunda-feira poderão utilizar os serviços de drive-thru e delivery.

– Permanece a multa de R$ 5.000,00 para estabelecimentos que abrirem sem autorização.

– Seguem em vigor também as multas de R$ 100,00 por pessoa sem máscara em estabelecimento comerciais, por falta de álcool em gel, desrespeito ao distanciamento social e falta de cartaz com orientações.

RESPEITO AO PREFEITO

Durante a live deste sábado, Marcelo Marques pediu respeito ao prefeito Claudio Góes que não participou da transmissão.

“Na quarta-feira, o prefeito também não pode participar devido a problemas particulares e foi criticado em redes sociais. Pessoas falaram que o prefeito estava dando mais atenção as questões pessoais em relação aos problemas do município”, comentou Marcelo.

“O prefeito Claudio Góes está com uma pessoas da família doente e merece esse dia de descanso”, conclui Marcelo dizendo que o prefeito gostaria de estar passando as informações desta flexibilização do comércio e para pedir a colaboração de todos nesse momento de pandemia.

ACOMPANHE NA ÍNTEGRA PRONUNCIAMENTO DO CHEFE DE GABINETE, MARCELO MARQUES

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *