Fotos adulteradas após prisão do ex-prefeito Carlos Aymar viram caso de polícia
No início da noite de segunda-feira, 14 de outubro, horas após a prisão do ex-prefeito de Araçariguama, Carlos Aymar, pela Polícia Civil, duas fotos adulteradas começaram a circular pelas redes sociais, Facebook e WhatsApp, causando intensa repercussão entre os internautas e os usuários dos aplicativos, principalmente em Araçariguama e São Roque.
Entre as vítimas da adulteração das fotos está o pastor Tércio Sá Freire Oliveira, Diretor de Programas Sociais da Associação Educacional e Beneficente Vale da Bênção, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araçariguama – CMDCA e pastor presidente da Comunidade Evangélica Vale da Bênção em São Roque.
Uma das fotos sugere a existência de um movimento público que visa à libertação de Carlos Aymar e mostra um grupo de pessoas uniformizadas, com camisetas onde se lê #AYMARLIVRE. Uma faixa também ilustra a foto com a mesma mensagem, criada por falsificadores.
Na outra montagem, as camisetas estão com os dizeres ocultos, e abaixo do mesmo grupo de pessoas foi escrito #PRENDEORESTO.
De acordo com o pastor Tércio Sá Freire Oliveira, que aparece nas imagens segurando um microfone, “as fotos adulteradas, que vêm circulando pelas redes sociais, foram montadas a partir de uma foto originalmente feita durante um evento público e legítimo, sem conotação político partidária, realizado na cidade de Araçariguama, em 18 de maio deste ano, alusivo ao Dia Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
“Essas postagens e os compartilhamentos das fotos adulteradas já foram levados ao conhecimento da Delegacia de Polícia, por meio da lavratura de Boletim de Ocorrência, na tarde de ontem” (terça-feira), conclui o líder religioso.
Parte das postagens já foi retirada do Facebook, mas ainda há diversas publicações em circulação.
O pastor Tércio Sá Freire de Oliveira e Débora Lília dos Santos Fahur, ambos diretores de programas sociais da Associação Educacional e Beneficente Vale da Bênção – AEBVB, que aparecem nas fotos montadas, divulgaram uma nota de repúdio sobre a adulteração e a propagação das imagens. Débora é a segunda pessoa da direita para a esquerda, de óculos escuros.
A Polícia Civil deverá apurar o autor da adulteração e já tem farto material que comprova a divulgação das fotos, por diversos internautas, muitos deles já identificados.
Por meio da nota, as vítimas da adulteração e da exposição indevida das imagens, pastor Tércio Freire e Débora Fahur, solicitam aos internautas que excluam as postagens das redes sociais e pedem à população que colabore na divulgação da verdade.
Leia na íntegra a nota de repúdio dos Diretores da Associação Educacional e Beneficente Vale da Bênção:
A BEM DA VERDADE
Na noite de 14 de outubro, começaram a circular pelas redes sociais, Facebook e WhatsApp, duas montagens de fotografias que expõem a imagem de maneira indevida, desrespeitosa e criminosa de diretores da Associação Educacional e Beneficente Vale da Benção.
Uma das fotos montadas apresenta-nos como integrantes de suposto movimento público que visa à libertação do Sr. Carlos Aymar S. Bechara, preso em Araçariguama, pela Polícia Civil, na tarde da última segunda-feira.
A outra montagem induz as pessoas a crerem que tais pessoas estão envolvidas nas condutas apuradas pelas autoridades policiais, que levaram à decretação da prisão do Sr. Carlos Aymar S. Bechara.
As fotos adulteradas, que vêm circulando pelas redes sociais, foram montadas a partir de uma foto originalmente feita durante um evento público e legítimo, sem conotação político partidária, realizado na cidade de Araçariguama, em 18 de maio deste ano, alusivo ao Dia Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento é promovido pela Rede Social de Araçariguama, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, com apoio da Prefeitura Municipal de Araçariguama.
A exposição destas imagens, por meio de postagens e compartilhamentos das fotos adulteradas, bem como por meio de comentários caluniadores, difamatórios e injuriosos, consiste em ilícitos de natureza civil e criminal e já foi levada ao conhecimento da Autoridade Policial, por meio da lavratura de Boletim de Ocorrência.
As manifestações que ferirem nossa honra e a imagem das instituições que representamos serão alvo das providências policiais e judiciais cabíveis.
Solicitamos a todos que têm propagado tais fotos e proferido comentários que nos vinculam a quaisquer movimentos em favor da libertação do Sr. Carlos Aymar S. Bechara ou a condutas delituosas, que excluam as postagens das redes sociais.
Solicitamos, ainda, a todas as pessoas de bem, que ajam para o bem da verdade, divulgando a foto original e esta nota.
Pastor Tércio Sá Freire Oliveira – Diretor de Programas Sociais da Associação Educacional e Beneficente Vale da Bênção – AEBVB e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araçariguama – CMDCA
Débora Lília dos Santos Fahur – Diretora de Programas Sociais da Associação Educacional e Beneficente Vale da Bênção – AEBVB e Coordenadora da Rede Social de Araçariguama