NOTÍCIAS

Exames descartam coronavírus e confirmam gripe H1N1 para morador de São Roque

Por: Simone Judica

A Diretoria Municipal de Saúde  informou, no início da tarde desta sexta-feira (28), que o morador de São Roque submetido a exames pelo Instituto Adolfo Lutz não está infectado pelo coronavírus, mas, sim, é portador de Influenza A, mais conhecida como H1N1.

Os resultados oficiais dos exames chegaram ao conhecimento da Diretoria Municipal de Saúde por volta das 12h45 desta sexta-feira (28) e foram prontamente levados ao conhecimento do paciente, que vem cumprindo o período de quarentena em isolamento domiciliar, e da população, por meio de declaração à imprensa. Assista ao vídeo:


De acordo com as informações prestadas pela Diretoria Municipal de Saúde, o paciente será alvo de toda a atenção necessária ao tratamento e todos os protocolos relacionados à notificação compulsória da H1N1 serão observados.

O serviço de Saúde do Município informou, ainda, que em 2019 houve vinte e oito casos suspeitos de H1N1 em São Roque e apenas quatro restaram confirmados.

Em 2020, o paciente recém chegado da Itália, primeiramente investigado como possível portador de coronavírus, é o primeiro registro oficial de Influenza A deste ano, em que já houve quatro situações consideradas suspeitas e descartadas.

Permanece, portanto, a recomendação para que não haja pânico por parte da população.

Campanha de vacinação contra a gripe começa mais cedo

Nota emitida no final da tarde de ontem (27) pelo Ministério da Sáude, informa que o governo antecipará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas com gripe durante o inverno.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o COVID 19.

O início da campanha está previsto para 23 de março e não mais para a segunda quinzena de abril, como vem ocorrendo nos últimos anos.

A prioridade de vacinação é voltada a gestantes, crianças de até seis anos de idade, mulheres no período de até 45 dias após o parto e idosos, pessoas historicamente mais vulneráveis à doença, que pode levar até a morte.

Oportunamente serão divulgadas mais informações sobre a campanha de vacinação em São Roque.

Como evitar a transmissão da H1N1

O Ministério da Saúde recomenda, para evitar as gripes ou sua transmissão, o uso de medidas preventivas simples, como:

– higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;

– evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.);

– manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

Pacientes com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades sociais, de trabalho e estudo em ambientes coletivos.

Aglomerações e ambientes coletivos em geral devem ser evitados.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *