Coronavírus: Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque aguarda resultado oficial para caso suspeito e afirma não haver motivo para pânico
Por: Simone Judica
A Diretoria Municipal de Saúde de São Roque aguarda por resultado oficial, a ser divulgado pelo Instituto Adolfo Lutz a qualquer momento, que confirmará ou não a suspeita de coronavírus (COVID 19) em um morador do Município que retornou do norte da Itália no último dia 21 de fevereiro.
Os exames preliminares para constatação do COVID 19 testaram negativamente. Todavia, a presença do vírus somente poderá ser descartada após o resultado oficial.
Na tarde desta quinta-feira (27), a Prefeitura da Estância Turística de São Roque promoveu entrevista coletiva voltada a esclarecer a população sobre a suspeita do caso de paciente portador do COVID 19 na cidade e explicar a estrutura existente no Município para atender a casos da doença que possam ocorrer.
A entrevista foi conduzida por Daniela Groke, diretora de saúde do Município de São Roque, e contou com participação de Luzia Mirim, chefe da Vigilância Epidemiológica, Pedro Grego, médico infectologista, Andréa Rodrigues, administradora da Santa Casa de São Roque, e Francisco Cruz, chefe da Vigilância Sanitária.
A equipe esclareceu que o caso suspeito vem recebendo a atenção necessária e todos os protocolos administrativos e de saúde estão sendo cumpridos, sob supervisão do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba. No momento, o paciente de 40 anos de idade, cuja identidade segue preservada, está em isolamento em sua residência e é monitorado pela Diretoria de Saúde de São Roque. Ele recebeu alta em um hospital na cidade de São Paulo nesta manhã (27) e seu quadro é estável e não demonstra gravidade.
O paciente esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro e retornou ao Brasil apresentando sintomas compatíveis com a presença do COVID 19. Ciente do risco de haver contraído a doença, buscou acompanhamento médico e vem tomando todas as cautelas para evitar contato com outras pessoas.
Todos os profissionais ouvidos durante a entrevista coletiva foram unânimes em afirmar que não há motivos para pânico entre a população de São Roque, já que o caso averiguado é tido como suspeito, não confirmado.
Além disso, segundo declarado durante a coletiva, a cidade se mostra equipada para atender a eventuais ocorrências que possam surgir, já que dispõe de leitos hospitalares de isolamento nas áreas pública e privada, profissionais treinados para atendimento aos pacientes e, se necessário, poderá encaminhar doentes para tratamento no Hospital Emílio Ribas, de São Paulo, especializado em casos epidemiológicos, por meio da adesão de São Roque ao Plano Estadual de Contingência para o novo coronavírus, organizado pelo governo do Estado.
A recomendação da equipe de Saúde do Município é bastante simples e não foge ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde, ou seja, evitar deslocamentos para áreas de risco de contaminação e permanência em locais onde há aglomerações, além de manter a higienização das mãos e proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar.
VEJA A ENTREVISTA COLETIVA NO PROGRAMA LINHA ABERTA
https://www.facebook.com/vanderluiz.volii/videos/2563808390529875/