Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque proporciona avanço dos indicadores de saneamento da cidade
A cidade de Mairinque já avançou de 0% para 35% na cobertura de tratamento de esgoto. A evolução do indicador se deve a operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória), que está prestes a completar dois anos de acordo com a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de esgoto na cidade.
Com capacidade para tratar cerca de 2 milhões de litros de esgoto por dia, a ETE Vitória recebe esse nome por estar localizada no bairro Jardim Vitória e conta com um dos mais modernos sistemas de tratamento de esgoto do Brasil, com o uso da tecnologia UBOX que combina alta eficiência de tratamento biológico de esgoto com purificação de biogás.
“O avanço dos indicadores de tratamento de esgoto leva saúde e bem-estar para a população de Mairinque e, também contribui para a preservação do Ribeirão Varjão e, consequentemente, o Rio Sorocaba, cuidando do meio ambiente e garantindo melhorias para todos”, ressalta Bruno Gravatá, líder da área de operações da Saneaqua.
A ETE Vitória faz parte da primeira fase de intervenções para ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade e recebe todo o efluente gerado nos bairros Vila Sorocabana, parte do Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, CECAP, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança e Vitória.
“O trabalho pelo avanço no saneamento já faz parte do presente em Mairinque, levando o saneamento do município para muito além do básico”, destaca Bruno.
CONHEÇA A ETE VITÓRIA
A Saneaqua realiza visitas virtuais para instituições de ensino, comunidades e os mais diversos representantes da sociedade que possuem interesse em conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade.
Por meio do programa Portas Abertas, a visita é realizada por profissionais da empresa com o objetivo de despertar nos participantes mudanças de hábito e comportamento em relação ao uso correto do sistema de esgoto.
O agendamento do Programa Portas Abertas pode ser feito pelo canal comunicacao@saneaqua.com.br