Dia 8 de março. O poder feminino dentro do saneamento básico na Saneaqua
Ao acordar, levantamos e bebemos um copo de água, fervemos água para o café, utilizamos o vaso sanitário, lavamos o rosto, tomamos banho. Em tudo isso, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de saneamento de Mairinque, está presente.
E para que todos os mairinquenses possam realizar essas e outras atividades, existem mulheres que atuam para garantir que toda a cidade tenha acesso aos serviços de saneamento, melhorando assim a qualidade de vida da população.
É o caso da Nathália Cação Berger Camisa que atua na área de manutenção eletromecânica da Saneaqua, responsável por realizar reparos em bombas, painéis elétricos e equipamentos tanto do sistema de água quanto do sistema de esgotamento sanitário da cidade.
Nathália tem 23 anos, formação técnica em eletroeletrônica e trabalha na empresa desde 2021, sendo a Saneaqua a primeira empresa de saneamento em que atua.
“Atuar na Saneaqua me mostra todos os dias o quanto o saneamento é importante para a população e como tarefas que parecem simples transformam a vida de milhares de pessoas.”
Nathália é a única mulher na sua equipe e reforça a importância de oportunidades como essas serem oferecidas às mulheres. “É desafiador e exige de mim postura e posicionamento, mas entendo que faz parte. É um passo a mais para que mais mulheres possam atuar nesse mercado”, destaca ela.