Confira ações da Saneaqua para o enfrentamento da estiagem em Mairinque

Represa Fiscal em Mairinque sofre com a estiagem. Em 2021, índice de chuva no município é 35% menor que o registrado no ano passado de janeiro a setembro

A cidade de Mairinque registrou de janeiro a setembro deste ano um acumulado de 390,6 milímetros de chuva índice 35% menor se comparado com o mesmo período do ano anterior que somou 598 milímetros de acordo com dados da rede pluviométrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável por medir o volume de chuvas no Estado de São Paulo.

As represas Carvalhal e Fiscal e 19 poços subterrâneos abastecem o município apresentam situação crítica. A concessionaria alerta que diante da severa estiagem vivenciada em toda a região é fundamental a colaboração da população para o uso consciente da água, priorizando o recurso para necessidades de alimentação e higiene pessoal.

Atividades como lavar calçadas e carros, por exemplo, precisam ser adiadas ou substituídas pelo uso da água de reuso, reaproveitada, por exemplo, da máquina de lavar roupas.

“O momento é crítico e a estiagem é severa, por isso reforçamos a necessidade de redução do consumo por parte da população”, ressalta Rodrigo Dias, diretor de operações da Saneaqua.

A concessionária colocou em prática em Mairinque desde o início do ano um Plano de Contingência diante de um possível agravamento da disponibilidade hídrica, que inclui ações como a substituição e extensão de redes nos bairros Jardim Vitória e Dona Catarina, obras para a perfuração de um novo poço no Distrito de Moreiras e um programa de combate às perdas de água, com a realização de testes de estanqueidade, instalação de macromedidores, válvulas de pressão e ventosas nos bairros Vila Granada, Nova Mairinque, Cruzeiro, Reneville, São José e Cecap.

As ações previstas no plano de contingência têm como objetivo diminuir o desperdício de água, identificando perdas no sistema e facilitando os serviços de manutenção das redes.

Além do plano de contingência, a Saneaqua também lançou a campanha de comunicação “Jogando Junto Pela Água” para incentivo ao consumo consciente que conta com o site www.jogandojuntopelaagua.com.br e apresenta informações sobre as condições dos mananciais que abastecem a cidade, além de dados sobre os índices de chuvas.

Nesta página, a população de Mairinque também pode acompanhar as principais obras e ações da concessionária para o enfrentamento deste período mais seco do ano, além de encontrar dicas sobre como tornar seu consumo de água mais eficiente.

A campanha também conta com veiculações em mídias tradicionais, como jornais e sites de notícia, ações em redes sociais, carro de som, envio de mensagens de SMS aos clientes e entrega de folheto com dicas de consumo consciente à população.

Represas Carvalhal (foto) e Fiscal e 19 poços subterrâneos que abastecem Mairinque estão com nível de captação reduzido. Saneaqua pede a conscientização dos moradores com a campanha “Jogando Junto Pela Água”

Vander Luiz

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *