Análises laboratoriais contribuem para a eficiência e a qualidade do serviço prestado pela Saneaqua à população de Mairinque
A qualidade e a eficiência do serviço prestado à população de Mairinque são compromissos da Saneaqua, concessionária responsável pelo saneamento no município. O trabalho inclui o monitoramento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – Vitória) do município e a realização de análises laboratoriais para avaliar o cumprimento dos requisitos exigidos pela legislação.
Somente em 2023, foram aproximadamente 8.700 análises para aferir a eficiência do tratamento de efluentes no município. O resultado foi um total de 100% de amostras dentro das conformidades exigidas. A marca é significativa, considerando o volume diário de 2 milhões de litros de efluente coletado e tratado.
As análises são realizadas em laboratórios terceirizados e avaliam não só o atendimento às normas estabelecidas em lei e pelos órgãos reguladores e ambientais, como a eficiência da ETE e a sua operacionalidade. Também examinam parâmetros diferentes, entre eles demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), potencial hidrogeniônico (pH), sólidos suspensos totais (SST), sólidos suspensos voláteis (SSV), condutividade, óleos e graxas, cloro livre e cloro total.
O responsável pela área operacional da Saneaqua, Artur Pereira Sanches, explica que as amostras são coletadas durante as etapas de tratamento e no corpo receptor.
“São feitas análises físico-químicas e microbiológicas do efluente bruto e do tratado. O rigor e a periodicidade dessas análises e do monitoramento dos resultados do tratamento de esgoto têm como propósito assegurar a eficiência da operação e, desta forma, garantir benefícios ao meio ambiente e à comunidade da cidade.”