Alexandre Veterinário fala da implantação do “Cão Comunitário” e da proibição de fogos artifício e rojões
A Câmara Municipal de São Roque aprovou na segunda-feira (13) alteração na Lei 3.867/12 que permite que animais de rua possam ser alimentados nas ruas e logradouros públicos.
A mudança partiu do vereador Alexandre “Veterinário” Pierroni e abre caminho para a implantação do Cão Comunitário (Lei Estaduaal 12.916/2008) que poderá ser adotado por moradores de uma determina rua.
Alexandre participou do programa Linha Aberta da Rádio Coluna FM 87,5 e explicou como o cão comunitário deve ser alimentado pelos moradores, da necessidade de duas pessoas responsáveis (tutores), a identificação do animal junto ao poder público e que seja castrado, vacinado e vermifugado. Ouça abaixo a entrevista.
O vereador também citou que prepara um projeto de lei para que sejam proibidos fogos de artifícios com estampido, bombas, morteiros e rojões que causam danos e perturbações aos animais, especialmente cães, gatos e aves.
Disse que está conversando inclusive com os festeiros de São Roque sobre o assunto porque na festa do padroeiro ocorre grande queima de fogos nas novenas, alvoradas dos dias 15 e 16 de agosto e principalmente ao final da procissão.
Alexandre chegou a comentar que pensa em abrir uma exceção para a Festa de São Roque, mas foi alertado “que pau que bate em Chico, bate em Francisco”.
“Quero deixar claro que o problema dos fogos de artifício não são apenas os animias. Eles atingem pesssoas doentes, pessoas de idade, crianças e pessoas com depressão”, comentou.
Caso venha a ser elaborado, o projeto pode acabar com a tradição dos fogos que estouram todo dia 16 pela manhã, ao meio-dia e ao final da novena do padroeiro.
OUÇA A ENTREVISTA COM VEREADOR ALEXANDRE VETERINÁRIO