Em Mairinque, estrutura e tecnologia para tratar esgoto promovem saúde e preservam o Ribeirão Varjão e o Rio Sorocaba
Os moradores de Mairinque, em ações simples do seu dia a dia, como lavar as mãos e louças, tomar banho ou acionar a descarga do banheiro, movimentam milhões de litros de água, que se transformam em esgoto. Para proporcionar bem-estar e saúde à população, o esgoto é coletado e recebe tratamento adequado antes de retornar aos recursos hídricos, garantindo a preservação do meio ambiente.
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, opera uma estrutura formada por 122 quilômetros de redes coletoras e interceptores. Além disso, sete estações de bombeamento estão instaladas em diversos bairros da cidade e há uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – Vitória) no bairro Jardim Vitória.
A Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque (ETE – Vitória) trata diariamente cerca de 2 milhões de litros de esgoto gerados nos bairros Vila Sorocabana, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança, Jardim Vitória e parte do Jardim Cruzeiro. O efluente tratado deixa de ser lançado in natura em rios e córregos. Com isso, o Ribeirão Varjão, que deságua no rio Sorocaba, já apresenta melhoria na qualidade das águas que correm por seus leitos em decorrência dos avanços dos serviços de esgoto.
Artur Pereira Sanches, responsável pela área de operações da Saneaqua, explica que o tratamento adequado do esgoto é fundamental para prevenir a transmissão de doenças de veiculação hídrica e preservar os recursos hídricos.
“Ao chegar na ETE Vitória, o esgoto passa por algumas etapas. Todo o processo ocorre por meio da tecnologia UBOX, um sistema desenvolvido na Holanda que proporciona tratamento biológico com remoção de nutrientes como nitrogênio e fósforo. Combina alta eficiência de tratamento biológico de esgoto com purificação de biogás, garantindo que o efluente tratado volte para rios e córregos livre de poluentes. Todos os processos são realizados atendendo plenamente às legislações”, afirma Artur.
É importante destacar que o indicador de coleta de esgoto da cidade já atinge 77% e o índice de tratamento de esgoto de Mairinque avançou desde o início de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória) de 0 para os atuais 35%.
CONFIRA O PASSO A PASSO DO TRATAMENTO DE ESGOTO
A operação da ETE – Vitória é um exemplo de como o tratamento de esgoto pode ser feito com ótimo aproveitamento de espaço, baixo custo operacional e, por mais incrível que possa parecer, sem exalar odores.
O modelo de tratamento adotado ocorre em quatro passos: tratamento anaeróbio, tratamento aeróbio suplementar, clarificação secundária e purificação de biogás.
Como se trata de um sistema capaz de realizar a transformação anaeróbia da maior parte da matéria tratada, o consumo de energia e a produção de lodo se tornam baixos em uma comparação com estações convencionais. Outro aspecto positivo é a eliminação dos odores característicos do processo de tratamento.
A tecnologia de tratamento de esgoto adotada em Mairinque garante a melhora da qualidade dos córregos e cursos d´água que cortam a cidade, além de promover uma redução nos índices de doenças relacionadas à falta de saneamento básico.