“Viemos para fazer a diferença” diz presidente da Fenaesc em inauguração na Santa Casa de São Roque
A organização social (OS) Fenaesc (Federação Nacional das Entidades Sociais e Comunitárias) entregou na noite de sexta-feira (16) a primeira ala reformada da Santa Casa de São Roque.
“Foi um desafio fazer toda essa ação no prazo de noventa dias. Nós viemos para mudar e mudar para melhor. A população estava vivendo uma crise de credibilidade com relação ao hospital. Do passado eu não posso falar. Daqui para frente a gente pretende colocar profissionais capacitados tecnicamente e comprometidos com saúde. Não viemos para ser mais um. Viemos para fazer a diferença”, disse o presidente da Fenaesc, Luiz Teixeira.
VEJA A ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA FENAESC
O evento realizado no estacionamento da Santa Casa reuniu centenas de pessoas, autoridades e representantes religiosos. Impedidos de participar de eventos públicos por conta da lei eleitoral os políticos foram os grandes ausentes.
O presidente da Fenaesc convidou para o palco a primeira dama de São Roque, Lenice Rodrigues, o interventor Francisco Tibiriçá, a diretora de Saúde, Margareth Andreolli Pinto, e o deputado federal pastor Marco Feliciano (PSC) que apresentou no telão mensagem gravada do ministro da Saúde, Ricardo Barros.
O evento foi encerrado com a cantora gospel Cassiane que não cobrou cache pela apresentação.
Foram entregues sete consultórios clínicos, três deles específicos para atendimento pediátrico, ginecológico e ortopédico, além de salas de medicação e inalação, eletrocardiograma, gesso e conforto médico para o descanso de profissionais.
Até o final do mês deverá ser inaugurada a UTI e futuramente construído um heliponto para resgate aeromédico.
Desde que a Câmara Municipal de São Roque autorizou a Prefeitura a realizar parceiras com organizações sociais, questiona-se como antigos problemas da Santa Casa passaram a ser resolvidos como se fosse em um passe de mágica.
“A Fenaesc faz um estudo de viabilidade para ver se o município é interessante. São Roque tem um grande potencial. Temos aqui o Catarina Outlet que foi recentemente inaugurado, o aeroporto. Como somos uma instituição que está em plena expansão achamos por bem ingressar aqui com nossas atividades”.
“A Prefeitura continuará como a mesma dotação orçamentária que o ente público investia aqui no hospital. É o mesmo valor que continuará sendo investindo. O poder público não gastará nem mais, nem menos. Porém, o retorno para a população será o diferencial”, disse Luiz Teixeira.
A Santa Casa está sob intervenção da Prefeitura de São Roque e foi assinado com a Fenaesc um contrato emergencial de três meses. Luiz Teixeira comentou como ficará o investimento realizado quando da abertura de uma licitação pública.
“Na verdade, esse investimento foi feito com uma permuta de um imóvel [em Maylasky aprovado pela Câmara] que a própria prefeitura fez no valor de 4 milhões de reais, valor que a Fenaesc retribuiu aqui. Agora com relação ao chamamento de uma licitação nós estamos juridicamente discutindo a possibilidade da contratação direta entre Santa Casa e a Fenaesc. Então, realmente eu não posso responder pela prefeitura”.
O diretor de comunicação Leonardo Deruiche apresentou as novas instalações da Santa Casa de São Roque começando pelas duas recepções com sistema de ar condicionado, televisão e cafezinho.
“Isso faz toda a diferença. Uma sala de espera para consulta e outra para medicação. Tudo pensado com carinho e com papel de parede em um ambiente acolhedor para tranquilizar as pessoas”.
Destacou que foram instalados novos equipamentos de raio-x digital (fixo e móvel), ultrassom e nos próximos dias o tomógrafo estará em funcionamento. “Esse equipamento exige uma estrutura toda particular, mas o tomógrafo já está na Santa Casa”.
O diretor de comunicação disse que toda a estrutura será utilizada para o atendimento do SUS e não apenas para as consultas particulares e ou de planos de saúde.
“Tudo que vocês estão vendo aqui é 100% gratuito. Nós continuaremos atendendo convênio e particular, mas o SUS preconiza o mesmo atendimento para todos. Hoje, estamos dando um pequeno passo perto de tudo que será feito aqui na Santa Casa”.