Bandeirantes, avenida. Tem de tudo
A Bandeirantes é uma das principais avenidas da nossa São Roque. Por receber várias atividades e por morar nela dedico à Bandeirantes a primeira postagem sobre o tema “Aprendi na Rua”. Sempre morei na região (rua José Henrique da Costa), por isso tenho muitas lembranças de quando ainda não era asfaltada e depois do período em que apenas uma das faixas era pavimentada.
Por estar localizada em uma região baixa os moradores mais antigos sofreram muito com as constantes enchentes principalmente nos anos 70 e 80. Problema que não está totalmente resolvido porque boa parte dela foi alagada no dia 11 de março de 2016 quando São Roque sofreu uma de suas maiores enchentes.
A pavimentação das duas faixas ocorreu no início do anos 90 na adminitração do prefeito José Antonio Sanches Dias valorizando a região que rapidamente passou por uma transformação.
Hoje, a avenida Bandeirantes é mais comercial que residencial com a instalação de salões de beleza, restaurantes, consultórios médicos e prestadores de serviços. O bar da família Cappa é o comercio mais antigo e nos anos setenta chegou a ter uma cancha de malha.
A Avenida Bandeirantes vai da indústria ao lazer. No início (próxima à Avenida Brasil) tem a Fábrica de Artefatos de Látex São Roque S/A e termina com uma área de lazer inaugurada em 2015 quando se encontra com a rua Professor Tibério Justo da Silva dando início ao bairro do Cambará.
Tem ainda uma quadra com bocha e malha inaugurada em 2000. Desde 2013 (início da administração do prefeito Daniel da Padaria), a pista sentido centro-bairro é fechada nas manhãs de domingo para atividades de lazer.
Demonstrando ser mesmo uma avenida eclética, a Bandeirantes recebe ainda as feiras livres de sexta (a mais tradicional da cidade) e de quarta-feiras (noturna). Além de ser palco de várias eventos, como desfile de 7 de Setembro, em fevereiro se transforma na passarela do samba.
A avenida Bandeirantes tem o nome do bairro onde várias ruas prestam homemagem a bandeirantes como Fernão Paes de Barros, Anhanguera, Jorge Velho, Paes Leme, Raposo Tavares e Afonso Sardinha.
CURIOSIDADES:
MUDANÇA DE NOME: Nos anos 90, o vereador José Correa Leite (Zé da Sabesp) apresentou um projeto para mudar o nome da Avenida Bandeirantes para Avenida Ayrton Senna.
ILUMINAÇÃO: No dia 25 de maio de 2019 a iluminação pública foi trocada por lâmpadas de LED. Para ler matéria relacionada clique aqui.
CONSELHO TUTELAR: No dia 8 de março de 2021, o Conselho Tutelar de São Roque passou a atender na Avenida Bandeirantes, 209. Clique aqui.
… antiga iluminação tinha duas luminárias em cada poste.
me lembro muito de como era a avenida pois morei 25 anos em sao roque onde nasci hoje moro em sao paulo mas me orgulho dizer que sou cidadao saoroquense, e sempre estou vsitando acidade e o bairro que morei jardim bandeirante.