APRENDI NA RUA

Bandeirantes, avenida. Tem de tudo

A Bandeirantes é uma das principais avenidas da nossa São Roque. Por receber várias atividades e por morar nela dedico à Bandeirantes a primeira postagem sobre o tema “Aprendi na Rua”. Sempre morei na região (rua José Henrique da Costa), por isso tenho muitas lembranças de quando ainda não era asfaltada e depois do período em que apenas uma das faixas era pavimentada.

Bandeirantes avenida anos 90 vanderluiz.com.br
Avenida Bandeirantes anos 90: obras para a pavimentação da pista centro-bairro

Por estar localizada em uma região baixa os moradores mais antigos sofreram muito com as constantes enchentes principalmente nos anos 70 e 80. Problema que não está totalmente resolvido porque boa parte dela foi alagada no dia 11 de março de 2016 quando São Roque sofreu uma de suas maiores enchentes.

A pavimentação das duas faixas ocorreu no início do anos 90 na adminitração do prefeito José Antonio Sanches Dias valorizando a região que rapidamente passou por uma transformação.

Hoje, a avenida Bandeirantes é mais comercial que residencial com a instalação de salões de beleza, restaurantes, consultórios médicos e prestadores de serviços. O bar da família Cappa é o comercio mais antigo e nos anos setenta chegou a ter uma cancha de malha.

Avenida Bandeirantes
Avenida Bandeirantes 2011 pista centro-bairro próximo à Rua Monsenhor Pepe

A Avenida Bandeirantes vai da indústria ao lazer. No início (próxima à Avenida Brasil) tem a Fábrica de Artefatos de Látex São Roque S/A e termina com uma área de lazer inaugurada em 2015 quando se encontra com a rua Professor Tibério Justo da Silva dando início ao bairro do Cambará.

Tem ainda uma quadra com bocha e malha inaugurada em 2000. Desde 2013 (início da administração do prefeito Daniel da Padaria), a pista sentido centro-bairro é fechada nas manhãs de domingo para atividades de lazer.

Demonstrando ser mesmo uma avenida eclética, a Bandeirantes recebe ainda as feiras livres de sexta (a mais tradicional da cidade) e de quarta-feiras (noturna). Além de ser palco de várias eventos, como desfile de 7 de Setembro, em fevereiro se transforma na passarela do samba.

A avenida Bandeirantes tem o nome do bairro onde várias ruas prestam homemagem a bandeirantes como Fernão Paes de Barros, Anhanguera, Jorge Velho, Paes Leme, Raposo Tavares e Afonso Sardinha.

CURIOSIDADES:

MUDANÇA DE NOME: Nos anos 90, o vereador José Correa Leite (Zé da Sabesp) apresentou um projeto para mudar o nome da Avenida Bandeirantes para Avenida Ayrton Senna.

ILUMINAÇÃO: No dia 25 de maio de 2019 a iluminação pública foi trocada por lâmpadas de LED. Para ler matéria relacionada clique aqui.

CONSELHO TUTELAR: No dia 8 de março de 2021, o Conselho Tutelar de São Roque passou a atender na Avenida Bandeirantes, 209. Clique aqui.

Iluminação de LED instalada em 25 de maio de 2019…

… antiga iluminação tinha duas luminárias em cada poste.

Bandeirantes google maps 2016 Bandeirantes google maps

Sobre o autor

Vander Luiz

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

1 comentário

Clique aqui para publicar um comentário

  • me lembro muito de como era a avenida pois morei 25 anos em sao roque onde nasci hoje moro em sao paulo mas me orgulho dizer que sou cidadao saoroquense, e sempre estou vsitando acidade e o bairro que morei jardim bandeirante.

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS